N° 406 / 26 nov. a 3 dez. de 2004

IF-UFRGS Sobre o Spin Mapa do Spin Contato Assine o Spin

NOTÍCIAS

Por pouco o prof. Fernando Zawislak não foi submetido a uma agradável surpresa. Explico: em cumprimento a acordos de cooperação científica, o prof. Zawislak fará uma visita à Universidade de Havana, em Cuba. Ocorre que o Conselho Universitário daquela Instituição resolveu conceder-lhe a "condición de Profesor Invitado". Notícia esta que lhe seria dada no momento da visita, não fosse a necessidade de solicitar uma fotografia do agraciado, como disse seu colega cubano: "debo solicitarle un fotografia, y tengo que explicarle para qué es necesaria".

cumprimenta o prof. Fernando!

Todo comunicador, qualquer que seja a natureza da sua comunicação, age para ser entendido pelo seu público-alvo. A boa repercussão sinaliza a sua qualidade.

O artigo do prof. Fernando Lang, publicado no Spin 405, teve boa e justa receptividade. Entre tantas, destacamos aquela do diretor da CIDEPE, que lhe pediu autorização para incluir o texto no material que eles produzem.

agradece a contribuição do prof. Lang e o cumprimenta pelo sucesso!

O IOP está anunciando o Journal of Physics: Conference Series. Como o nome sugere, trata-se de uma publicação destinada à edição de Anais de Conferências. Eles oferecem cost-effective and timely
publication for international conferences of the highest quality
. Veja a notícia completa.

O prof. Daniel Stariolo sugere, e divulga anúncio da 1st Latin-American School and Conference on:
'Statistical Physics and Interdisciplinary Applications'

Letícia Strehl informa:

O ISI está disponibilizando para os usuários do Portal da CAPES acesso a todas as suas bases de dados até o final de dezembro. Chamo a atenção para o Essencial Science Indicators (ESI), uma base que apresenta dados de citações categorizados de diversas formas: países, áreas, etc. http://www.periodicos.capes.gov.br/loginWOK.do

Veja outras notícias no blog da biblioteca http://bibfisufrgs.blogspot.com/

Letícia Strehl informa:

O Google lançou o Google Scholar, uma nova ferramenta de busca especializada em informações científicas http://scholar.google.com/

O novo serviço acessa informações a partir de fontes como publicações acadêmicas, Universidades e grupos de profissionais especializados. A ferramenta também analisa automaticamente e extrai citações de determinado documento, além de apresentar resultados separados. Com isso, os usuários podem encontrar referências de trabalhos antigos que poderiam existir somente em livros ou outras publicações impressas.

CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/FNDCT - NANOTECNOLOGIA - 01/2004
PROPOSTAS RECOMENDADAS

Veja os seis projetos aprovados.

Deu no Boletim produzido pela Agência de Notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

19/11/2004

Mais perto dos buracos negros

Uma equipe de cientistas de diversos países consegue desenvolver um método de análise que torna possível estudar, por meio da luz visível, partes da galáxia que estejam próximas de buracos negros

A herança alemã nos programas nucleares do Brasil e da Argentina

JC e-mail 2651, de 22 de novembro de 2004.

Na guerra, Boëttcher estivera no núcleo do programa atômico do Reich. Na paz, fez parte da direção da Comissão Atômica Alemã, com salários pagos pelo grupo Degussa. Veja a matéria completa.

Deu no JC e-mail 2652, de 23 de novembro de 2004

O livro de Einstein,