N° 403 / 5 a 12 de novembro de 2004

©2004 IF-UFRGS Sobre o Spin Mapa do Spin Contato Assine o Spin

Notícias do IF

Voltar ao Sumário / Mapa do spin

Usando a base de dados ESI (Essential Science Indicators), um dos produtos do ISI ( Institute for Science Information), o jornalista Diogo Schelp, da revista VEJA descobriu quem são os doze cientistas brasileiros cujos trabalhos são os mais citados em publicações internacionais (trabalhos realizados nos últimos 10 anos). Thaísa é a mais citada na área de Astronomia.

Com o perdão pelo trocadilho, mas com justificada alegria, cumprimenta nossa estrela brilhante!

A matéria completa pode ser conferida aqui.

O texto que se segue é uma adaptação de uma carta que recebemos da FINEP e de mensagens eletrônicas enviadas pelo prof. J.E. Schmidt. Reunião terça-feira (dia 9), às 13h30min, no Anfiteatro, para discutir o projeto do IF.

A UNESCO está incentivando candidaturas de Centros de Excelência (como o IF) para o funcionamento de centros de
capacitação em Pesquisa Básica e Educação em Ciências, através do Programa Internacional de Ciências Básicas (PICB) - International Basic Sciences Programme (IBSP). Lançado recentemente por aquela Instituição (Resolução
32 C/14), o PICB tem como principais objetivos:

• Construir capacitação nacional para pesquisa básica, treinamento, educação em ciência e popularização da ciência através de cooperação internacional e regional.
  • Facilitar a transferência e repartição da informação científica
  • Buscar a excelência em ciência através de cooperação Norte-Sul e Sul-Sul.

Um Projeto PICB será considerado para apoio pela UNESCO se atender às seguintes exigências:

• Ser executado com a participação ativa de um centro nacional, regional ou internacional de excelência ou por um conjunto destes centros.
  • Ter expressão/capacitação/qualificação regional, nacional e/ou internacional.
  • Ter um objetivo bem definido em nível regional ou internacional.
  • Deixar claro os resultados esperados através de atividades em ciência básica, educação em ciências ou ambas, durante um período bianual correspondendo aos programas e período orçamentário bianual da UNESCO.
  • Explicitar os parceiros já acertados ou os que estão sendo procurados.
  • A proposta e a sua escala de ações devem ser mais abrangentes do que as previstas nos atuais programas regulares em ciências básicas da Unesco.
  • Ter evidências de comprometimento dos Estados Membros e/ou parceiros internacionais fornecendo apoio logístico e apoio financeiro.
  • Ser relevante para as prioridades regionais em ciências básicas e ligado a metas de desenvolvimento regional.
  • Ser apresentado para a UNESCO por parceiros de pelo menos dois países diferentes, um dos quais deve ser um país em desenvolvimento ou em transição.

Algumas das ações que a UNESCO espera do Centro e para as quais dará apoio financeiro:

• Promoção de cursos de treinamento, workshops, seminários.
  • Promoção de treinamento em pesquisa básica.
  • Colaborações de pesquisa regionais e internacionais, para as quais pequenos "grants"  são previstos.
  • Promover atividades regionais e internacionais de educação em ciência e popularização da ciência.
  • Promover/estimular a fixação de pesquisadores : Bolsas para jovens cientistas para as quais também podem ser previstos pequenos "grants" .
  • Buscar professores/pesquisadores visitantes: bolsas
  • Implementar atividades voltadas a evitar o êxodo de cérebros e o isolamento de pesquisadores : bolsas e pequeno "grant"
  • Acesso a jornais científicos eletrônicos e a base de dados.
  • Outras modalidades que não se encaixam acima.

10 DE DEZEMBRO é o prazo para entrega das propostas!

Os recursos iniciais estão (em princípio) limitados a U$ 40.000 por projeto. Este valor poderia ser alterado caso o projeto venha a ser qualificado como prioritário pela UNESCO conforme consta da afirmação :

O projeto deve ser em conjunto com outra Instituição de outro país.

Boletim Agência FAPESP

04/11/2004

Recorde de velocidade

Uerj e RNP pretendem transmitir 180 gigabytes de dados – equivalente a 250 CDs – em apenas uma hora entre o Brasil e os Estados Unidos. Demonstração será feita durante conferência de supercomputação em Pittsburgh Leia mais>>