Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física: pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede, e aquisição automática de dados, enfatizando seu uso no ambiente escolar.
Contribuir para a inserção de novas tecnologias e para uma visão crítica das práticas pedagógicas na sala de aula de Física do ensino médio.
As aulas serão de caráter teórico-prático. A abordagem teórica se fará em aulas expositivas, seminários e discussões em grupo. As discussões estarão baseadas, preferencialmente, em textos e artigos de referência previamente trabalhados fora de aula. As aulas de caráter prático terão lugar no laboratório de informática, onde há a disponibilidade de um microcomputador/estudante, consistindo de demonstrações com recursos de informática e trabalhos individuais ou em duplas, com o uso de microcomputadores. Entre os encontros presenciais semanais, prevê-se comunicação dos estudantes entre si e com o professor via correio eletrônico individual e via lista eletrônica da disciplina.
Face à natureza essencialmente prática da disciplina, a avaliação será baseada em: participação nas aulas presenciais, desempenho nas atividades propostas, participação no ambiente de aprendizagem utilizado e no desempenho no desenvolvimento de um projeto a ser disponibilizado na rede. O conceito final será atribuído em função de tais observações. Recuperações, quando pertinentes, serão oferecidas em forma de atividades extras ao longo e ao final da disciplina.
Artigos publicados em periódicos de nível internacional (com arbitragem), tais como The Physics Teacher, American Journal of Physics, Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Brasileiro de Ensino de Física e endereços da web. Em particular:
BEHAR, P. A., KIST, S. De O., BITTENCOURT, J. DE V.; A caminho de um Ambiente para Educação à Distância ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem. Disponível em: http://www.inf.ufes.br/~sbie2001/figuras/artigos/
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CLAROLINE: class room on-line, Open source e-Learning Platform, Disponível em:http://www.claroline.net. Acesso em 10 de dez. de 2002.
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KUMAR, D.; ALTSCHULD, J. J. Sci. Educ. And Tech., v8., n.1, p.55, 1999.
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REZENDE, F. As Novas Tecnologias na Prática Pedagógica sob a Perspectiva Construtivista. Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências, Belo Horizonte, v.2, n.1, p. 75, mar. 2000.
TAROUCO, L. M. R. , OTSUKA, J. e VIT, A. R. Suporte para atividades de grupo. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edu/colaborede/groupware/sld001.htm. Acesso em: 2 dez. de 2002.
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VEIT, E. A. Novas Tecnologias no Ensino de Física em Nível Médio. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/index.html. Acesso em: 2 de dez. 2002. Especialmente os textos (http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/publica.html) e links relacionados (http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/links.html).
WHITELOCK, D. Estruturas para avaliação de tecnologias de aprendizagem multimídia: lições aprendidas e futuras direções. Ensaio Pesquisa em Educação Em Ciências, Belo Horizonte, v.2, n.1, p. 57, mar. 2000.