UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE FÍSICA
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA

MEF004 - Novas Tecnologias no Ensino de Física I


Carga horária: 03 h/sem.

Créditos: 03

Semestre: 2003/1

Professora: Eliane Angela Veit


Súmula da Disciplina:

    Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física: pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede, e aquisição automática de dados, enfatizando seu uso no ambiente escolar.


Objetivos:

    Contribuir para a inserção de novas tecnologias e para uma visão crítica das práticas pedagógicas na sala de aula de Física do ensino médio.


Programa:

    O conteúdo programático consta dos seguintes módulos, não sucessivos:
    1. Educação mediada por novas tecnologias: possibilidades no ensino de Física e as novas práticas pedagógicas.
    2. Utilização da rede mundial de computadores no ensino de Física: pesquisa eletrônica, coleta de material, incluindo "Applets JAVA", criação e disponibilização de material didático.
    3. Aquisição de dados utilizando microcomputadores in loco e/ou remotamente.

Procedimentos didáticos:

    As aulas serão de caráter teórico-prático. A abordagem teórica se fará em aulas expositivas, seminários e discussões em grupo. As discussões estarão baseadas, preferencialmente, em textos e artigos de referência previamente trabalhados fora de aula. As aulas de caráter prático terão lugar no laboratório de informática, onde há a disponibilidade de um microcomputador/estudante, consistindo de demonstrações com recursos de informática e trabalhos individuais ou em duplas, com o uso de microcomputadores. Entre os encontros presenciais semanais, prevê-se comunicação dos estudantes entre si e com o professor via correio eletrônico individual e via lista eletrônica da disciplina.


Procedimentos de Avaliação:

    Face à natureza essencialmente prática da disciplina, a avaliação será baseada em: participação nas aulas presenciais, desempenho nas atividades propostas, participação no ambiente de aprendizagem utilizado e no desempenho no desenvolvimento de um projeto a ser disponibilizado na rede. O conceito final será atribuído em função de tais observações. Recuperações, quando pertinentes, serão oferecidas em forma de atividades extras ao longo e ao final da disciplina.


Bibliografia:


Março de 2003
Instituto de Física
Universidade Federal do Rio Grande do Sul