Textos sobre Novas Tecnologias no Ensino de Física
Revista Brasileira de Ensino de Física
- Atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física
moderna com a utilizalção do objeto de aprendizagem
pato quântico
- G. L. Sales, F. H. L. Vasconcelos, J. A. de C. Filho e M. C. Pequeno
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 30, n. 3, p. 3501, 2008.
- Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: Parte II - circuitos RLC
- P. F.T. Dorneles, I. S. Araujo e E. A. Veit
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 30, n. 3, p. 3308, 2008.
- Modelagem computacional da propagação de ondas superficiais no oceano: um subsídio para a compreensão dos fenômenos ópticos
- S. Meirelles e N. Violante-Carvalho
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. 4, p. 555 - 563, 2007.
- Uso de simuladores, imagens e animações
como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica
- V. Heckler, M. de F. O. Saraiva e K. de S. O. Filho
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. 2, p. 267 - 273, 2007.
- Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade:
Parte I – circuitos elétricos simples
- P. F.T. Dorneles, I. S. Araujo e E. A. Veit
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 28, n. 4, p. 487 - 496, 2006.
- Experimentos para o ensino de eletrostática com auxílio computadorizado
- A. F. L. Nogueira
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 28, n. 4, p. 445 - 451, 2006.
- A computação numérica como ferramenta para o
professor de Física do Ensino Médio
- A. C. de C. Barbosa, C. G. Carvalhaes e M. V. T. Costa
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 28, n. 2, p. 249 - 254, 2006.
- Uma experiência de ensino de física de fluidos com o uso de novas
tecnologias no contexto de uma escola técnica
- R. B. Werlang, R. de S. Schneider e F. L. da Silveira
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 30, n. 1, p. 1503, 2006.
- Easy Java simulations – Modelagem computacional para o ensino de Física
- J. S. Figueira
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 4, p. 613 - 618, 2005.
- El gas ideal: Modelación en computadora
- L. M. Amador e J. F. Betancourt
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 3, p. 423 - 428, 2005.
- Atomic orbitals and their representation:
Can 3-D computer graphics help conceptual understanding?
- J. Trindade, C. Fiolhais e V. Gil
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 3, p. 319 - 325, 2005.
- Interpretações da mecânica quântica em um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
- F. Ostermann e S. D. Prado
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2, p. 193 - 203, 2005.
- A aerodinâmica da bola de futebol
- C.E. Aguiar e G. Rubini
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 4, p. 297 - 306, 2004.
- Explorando recursos simples de informática e audiovisuais:
Uma experiência no ensino de Fluidos
- A. B. Clebsch e P. M. Mors, p.323
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 4, p. 323 - 333, 2004.
- Elasticidade, plasticidade, histerese... e ondas
- L. A. Mützenberg, E. A. Veit e F. L. da Silveira
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 4, p. 307 - 313, 2004.
- Células solares “caseiras”
- R. da Silva, A. J. Chiquito, M. G. de Souza e R. P. Macedo
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 4, p. 379 - 384,, 2004.
- A study of a solar eclipse using a photocell
- J.A. Liendo e G.H. Chacín
- Rev. Bras. Ens. Fis.,v. 26, n. 4, p. 395 - 399, 2004.
- Usando o Excel para medidas de intervalo de tempo
no laboratório de Física
- J. F. Sampaio e E. A. Veit
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3, p. 203-211, 2004.
- Simulação computacional de campos ultra-sônicos
- F. J. Arnold e C. A. Pelá
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3, p. 233-231 , 2004.
- Usando sensores magnéticos em um trilho de ar
- F. Laudares, M. C.S.M. Lopes e F. A.O. Cruz
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3, p. 233-236, 2004.
- Processamento de imagens: Conceitos básicos relacionados com o fenômeno de difração e uso de um computador óptico
- N. Carlin, E.M. Szanto, W.A. Seale, F.O. Jorge, F.A. Souza, I.H. Bechtold e L.R. Gasques
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3, p. 241-245, 2004.
- Realizando Experimentos Didáticos com o Sistema de Som do PC
- W.C. Magno; A. E.P. de Araújo; M.A. Lucena e E. Montarroyos
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 26, n. 2, p. 117-123, 2004.
- Atividades de Modelagem Computacional no Auxílio à Interpretação de Gráficos da Cinemática
- I. S. Araujo; E. A. Veit e M. A. Moreira
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 2, p. 179-184, 2004.
- Física no Computador:
O Computador como uma Ferramenta no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Físicas
- C. Fiolhais; J. Trindade
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 25, n. 3, p. 259-272, 2003.
- Introdução
a Programas Físico-Matemáticos Livres
- M. O. Domingues; O. Mendes Jr.
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 25, n. 2, p. 148-156, 2003.
- Velocidade do Som no Ar: Um Experimento Caseiro com
Microcomputador e Balde D’´agua
- W. P. da Silva; C. M. D. P. S. e Silva. T. V. Fereira; J. S. Rocha, D. D. P. S. e Silva; C. D. P. S. e Silva
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 25, n. 1, p. 74-80, 2003.
- Decodificando o controle remoto com a placa de som do PC
- W. C. Magno e E. Montarroyos
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 4, p. 497-499, 2002.
- Possibilidades e Limitações das Simulações
Computacionais no Ensino da Física
- A. Medeiros e C. F. de Medeiros
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, p. 77-86, 2002.
-
- Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Física e os Novos
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
- E. A. Veit e V. D. Teodoro
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 87-96, 2002.
-
- Utilizando Tecnologia Computacional na Análise
Quantitativa de Movimentos: Uma Atividade para Alunos do Ensino Médio
- M. M. de Magalhães, D. Schiel, I. M. Guerrini e E. Marega Jr.
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, p. 97-102, 2002.
-
- Simulação Monte Carlo com Repesagem Aplicada ao Calor
Específico de Sólidos
- R. da Silva e J. R. D. de Felício
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, p. 103-109, 2002.
-
- A Utilização da Modelagem Computacional Semiquantitativa
no Estudo do Sistema Mola-Massa
- G. Camiletti e L. Ferracioli
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, p. 110-123, 2002.
-
- Soluções Eletrônicas para Cálculos de Velocidade em
Acidentes de Trânsito
- O. Negrini Neto
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, p. 124-128, 2002.
-
- Análise e Simulação de Ondas Sonoras Assistidas por
Computador
- L. Bleicher, M. M. da Silva, J. W. Ribeiro e M. G.
Mesquita
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, p. 129-133, 2002.
-
- Estratégias para Utilizar o Programa Prometeus na
Alteração das Concepções em Mecânica
- S. T. Gobara, P. R. da S. Rosa, U. G. Piubéli e
A. K. Bonfim
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 134-145, 2002.
-
- Determinação dos Coeficientes de Atrito Estático e
Cinético Utilizando-se a Aquisição Automática de Dados
- V. L. da F. Mossmann, K. B. de M. F. Catelli, H.
Libardi e I. S. Damo
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 146-149, 2002.
-
- O Estudo de Colisões através do Som
- M. A. Cavalcante, E. da Silva, R. do Prado e R. Haag
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 150-157, 2002.
-
- Desenvolvimento e Utilização de um Programa de Análise
de Imagens para o Estudo de Tópicos de Mecânica Clássica
- V. B. Barbeta e I. Yamamoto
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 158-167, 2002.
-
- Produção de Filmes Didáticos de Curta Metragem e
CD-ROMs para o Ensino de Física
- J. H. Rohling, M. C. D. Neves, A. A. Savi, F.
S. Sakai, L. J. Raniero e H. S. Bernabe
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 168-175, 2002.
-
- Ilustrando a Segunda Lei de Newton no Século XXI
- E. A. Veit, P. M. Mors e V. D. Teodoro
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 176-184, 2002.
-
- Sistema de Realidade Virtual para Simulação e
Visualização de Cargas Pontuais Discretas e seu Campo Elétrico
- A. V. dos Santos, S. R. dos Santos e L. M.Fraga
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 185-195, 2002.
-
- Propriedades Mecânicas e Geométricas de Objetos
Homogêneos Delgados e Poligonais
- H. T. Macedo e C. A. Macedo
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 196-200, 2002.
-
- Aprendizagem de Eletromagnetismo via Programação e
Computação Simbólica
- D. T. Alves, J. V. Amaral, J. F. Medeiros Neto e E. S. Cheb-Terrab
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 201-213, 2002.
-
- Visualizando os Modos Normais de Vibração com o
Computador
- S. S. B. Jácome, F. F. de Medeiros, G. Corso, e L. S. Lucena
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 214-220, 2002.
-
- Apresentação do Software Educacional "Vest21
Mecânica"
- W. P. Silva, C. M. D. P. S. e Silva, C. D. P. S. e Silva, I. B.
Soares e D. D. P. S. e Silva
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 221-231, 2002.
-
- Laboratório Virtual de Física Nuclear
- N. L. Dias, A. G. Pinheiro e G. C. Barroso
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 24, n. 2, p. 232-236, 2002.
-
-
Aquisição de Dados usando Logo e a porta de jogos do PC
- C. E. Aguiar e F. A. Laudares
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 23, n. 4, p. 371-380, 2001.
- Um Experimento de Oscilador Forçado Amortecido
- D. Tomasi e E. C. Caparelli
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 23, n. 2, p. 171-175, 2001.
- Utilizando a Placa de Som do Micro PC no Laboratório Didático de Física
- Rafael Haag
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 23, n. 2, p. 176-183, 2001.
-
Simulações de Experiências como Ferramenta de Demonstração Virtual em Aulas de Teoria de Física
- I. Yamamoto e V. B. Barbeta
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 23, n. 2, p. 215-225, 2001.
-
Aquisição de Dados com a Placa de Som do Computador
- E. Montarroyos e W. C. Magno
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 23, n. 1, p. 57-62, 2001.
-
O Uso da Internet na Compreensão de Temas de Física Moderna para o Ensino Médio
- M. A. Cavalcante, A. Piffer e P. Nakamura
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 23, n. 1, p.108-112, 2001.
-
Experimento Didático para Determinação da Velocidade de Propagação do Som no Ar,
Assistido por Computador
- V. B. Barbeta e C. R. Marzzulli
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 22, n. 4, p. 447-455, 2000.
-
Simulação Gráfica do Comportamento Quântico da Cadeia Monoatômica
- L. T. Peixoto e N. E. O. de Azevedo
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 22, n. 4, p. 468-473, 2000.
-
Utilização do Computador como Instrumento de Ensino - uma Perspectiva de
Aprendizagem Significativa
- J. de S. Nogueira, C. Rinaldi, J. M. Ferreira e S. R. de Paulo
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 22, n. 4, p. 517-522, 2000.
-
Cuidados na Utilização de Sistemas de Aquisição de Dados no Ensino de Física
- M. A. Cavalcante e C. R. C. Tavolaro
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 22, n. 3, p. 247-258, 2000.
-
Projete Você Mesmo Experimentos Assistidos por Computador: Construindo Sensores e
Analisando Dados
- M. A. Cavalcante e C. R. C. Tavolaro
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 22, n. 3, p. 421-425, 2000.
-
Cálculo da Distribuição de Cargas na Banda de Condução em Junções Semicondutoras:
Um Exercício de Física (Computacional)
- A. J. Chiquito
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 21, n. 4, p. 514-523, 1999.
-
O Ensino de uma Nova Física e o Exercício da Cidadania
- M. A. Cavalcante
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 21, n. 4, p. 550-551, 1999.
-
Proposta de um Laboratório Didático em Microescala Assistido por Computador para o
estudo de Mecânica
- M. A. Cavalcante, C. R. C. Tavolaro, A. S. Cruz Caetano, E. da Silva
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 21, n. 1, p. 127-135, 1999.
-
Mecânica Gráfica, um Exemplo de Ensino de Física na WWW
- D. Schiel, I. M. Guerrini, R. M. de Freitas, S. H. Oliveira Pereira, E. Marega Junior, M. G. de Menezes de Magalhães
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 20, n. 4, p. 407-412, 1998.
- Aquisição de Dados e Aplicações Simples Usando a Porta Paralela do Micro PC
- D. F. de Sousa, J. Sartori, M. J. V. Bell e L. A. O. Nunes
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 20, n. 4, p. 413-422, 1998.
-
Um Sistema de Aquisição de Dados de Baixo Custo para o Laboratório Didático
- R. V. Ribas, A. F. de Souza e N. Santos
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 20, n. 3, p. 293-295, 1998.
-
Simulação Gráfica em Computador do Comportamento de uma Cadeia Atômica Linear
- L.T. Peixoto e K. Q. Gomes
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 20, n. 2, p. 111-116, 1998.
- Programa Computacional para Cálculo de Funções Especiais
- N. Makinchi
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 17, n. 4, p. 296, 1995.
- O Uso de Computador no Ensino de Física. Parte 1: Potencialidades e Uso Real.
- P. R. da Silva
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 17, n. 2, p.182, 1995.
- Usando a Porta Paralela do Micro PC
- D. Fagundes, J. Sartori, T. Catunda e L.A.O. Nunes
- Rev. Bras. Ens. Fis., v. 23, n. 2, p. 196, 1995.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física
Antigo Caderno Caterinense de Ensino de Física
- Estudo do fenômeno de colisões através da modelagem computacional quantitativa
- M. R. Fernandes, L. Ferracioli
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 23, n. 1, 2006.
- Conceitos de Física quântica na formação de professores: relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
- F. Ostermann, T. dos S. F. Ricci
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 22, n. 1, 2005.
- Levitação Magnética: um aplicação do eletromagnetismo
- M. S. T. de Araújo
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 19, n. 1, 2002.
- Uma Oficina de Física Moderna que vise a sua inserção no ensino médio
- M. A. Cavalcante e C. R. C. Tavolaro
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 18, n. 3, 2001.
- Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em Mecânica Básica
- F. Rezende
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 18, n. 2, 2001.
- A utilização da modelagem
computacional quantitativa no aprendizado exploratória de Física
- G. Camiletti e L. Ferracili
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 18, n. 2, 2001.
- Visualizando ondas eletromagnéticas estacionárias (Um experimento na cozinha de casa)
- C. E. Laburú, M. I. N. Ota, R. L. de Oliveira Basso e C. J. Almeida.
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 17, p. 328-335, 2000.
- O uso de recursos audiovisuais e o ensino de ciências
- P. R. da S. Rosa
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 17, p. 33-49, 2000.
-
¿Cómo usar software de simulación en clases de Física?
- G. Santos, M. R. Otero e M. de los A. Fanaro
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 17, p. 20-80, 2000.
-
Algumas possibilidades de utilização dos princípios de sistemas de Forrester em tópicos de Física, através da ferramenta de modelagem
quantitativa STELLA
- A. de C. K. dos Santos, Y. Cho, I. S. Araujo e G. P. Gonçalves
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 17, p. 81-95, 2000.
-
Inserção de Física moderna no ensino médio: difração de um feixe LASER
- M. A. Cavalcante, V. Jardim, J. A. de A. Barros
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 16, p. 154-169, 1999.
-
Demonstre em aula: projeção de espectros com um CD e retroprojetor
- F. Catelli
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 16, p. 123-126, 1999.
-
Ensinando Física Moderna no segundo grau: efeito fotoelétrico, laser e emissão de copo negro
- E. de C. Valadares e A. M. Moreira
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 15, p. 121-135, 1998.
-
Estudo do lançamento horizontal utilizando métodos cumputacionais para aquisição de dados
- M. A. Cavalcante e C. R.C. Tavolaro
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 14, p. 276-287, 1997.
-
Resonancia en placas delgadas
- J. A. Peralta e G. Pavía Miller
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 14, p. 209-217, 1997.
-
Física y tecnología - una integración posible
- G. Utges, P. Fernández e A.Jardon
- Cad. Cat. Ens. Fis., v. 13, p. 108-120, 1996.
Física na Escola
-
Desenvolvimento de um Software para o Ensino de Fundamentos de Física Quântica
- F. Ostermann, S. D.
Prado e T. dos S. F. Ricci
- Física na Escola, v.7, n. 1, p. 22-25, 2006.
-
Formação de Professores de Física no Ambiente Virtual InterAge: Um Exemplo Voltado para a Introdução da FMC no Ensino Médio
- F. R. e F. Ostermann
- Física na Escola, v.5, n. 2, p. 17-19, 2004.
-
Navegando na Web
- Física na Escola, v. 5., n. 1 , p. 34, 2004.
-
Fotografias Estroboscópicas
- R. A. da S. Rosa, R. R. Rapozo, T. M. de Carvalho e M. M. F. Saba
- Física na Escola, v.5, n. 1, -. 17-19, 2004.
-
Navegando na Web
- Física na Escola, v. 5., n. 2 , p. 25, 2004.
-
Celular - Como Ficar Sem Serviço?
- V. C. De Franco, F. Catelli e S. Vicenzi
- Física na Escola, v. 1, n. 2, p. 11, 2003.
-
Criando Ilusões de ótica usando um monitor de computador
- P. B. Ramos e R. R. de Souza
- Física na Escola, v. 4, n. 1, p. 15-16, 2003.
-
Medindo a velocidade do som
- M. A. Cavalcante e C. R. C. Tavolaro
- Física na Escola, v. 4, n. 1, p. 29-30, 2003.
-
Navegando na Web
- Física na Escola, v. 4, n. 1, p. 34, 2003.
-
Uma caixinha para o estudo de espectros
- M. A. Cavalcante e C. R. C. Tavolaro
- Física na Escola, v. 3, n. 2, p. 40-42, 2002.
-
Navegando na Web
- Física na Escola, v. 3, n. 1, p. 34, 2002.
-
Uma aula sobre o efeito fotoelétrico
- M. A. Cavalcante e C. R. C. Tavolaro
- Física na Escola, v. 3, n. 1, p. 24-29, 2002.
-
Navegando na Web
- Física na Escola, v. 2, n. 2, p. 32, 2001.
-
Navegando na Web
- Física na Escola, v. 2, n. 1, p. 25, 2001.
-
Divulgando a Física na Internet
- J. E. Moreira
- Física na Escola, v. 1, n. 1, p. 9-11, 2000.
-
Microgravidade na sala de aula
- Física na Escola, v. 1, p. 15-17, 2000.
Plataformas e ambientes de aprendizagem
-
Ambiente virtual de aprendizagem a distância
- Seminário da Prof. Liane Tarouco, UFRGS
- ROODA
- Rede cOOperativa De Aprendizagem, em desenvolvimento pleo Núcleo de Tecnologia Aplicada à Educação , UFRGS
- TelEduc
- Desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied)
-
Desenvolvimento e avaliação de um ambiente construtivista de aprendizagem a distância para a formação continuada de
professores de Físicano norte-fluminense
- Ernesto Macedo Reis, Flavia Rezende e Susana de Souza Barros
-
A caminho de um ambiente de aprendizagem à distância - ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem
- Patricia Alejandra Behar, Silvia de Oliveira Kist e Juliano de Vargas Bittencourt
-
Fatores Determinantes na Efetividade de Ferramentas de Comunicação Mediada por Computador no Ensino à Distância
- Dissertação de mestrado de Joyce S. Otsuka, orientada por Jurgen Rochol e Liane Tarouco
Aquisição automática
Coefficient restitution
- Listening to the coefficient of restitution and the gravitation accelaration of a bouncing ball
- A. E. Aguiar and F. Laudares
- American Journal of Physics v. 71, n. 1, jan. 2003
- Microcomputer listens to the coefficientt of restituition
- P. A. Smith, C. D. Spencer and D. E. Jones
- American Journal of Physics, v. 49, n. 2, fev. 1981
- Listening to the coefficient of restitution
- A. D. Bernstein
- American Journal of Physics v. 45, n. 1, jan. 1977
Various
- Measuring the speed of sound - variation on a familiar them
- B. E. Martin
- The Physics Teacher. v. 39, p. 424-426, out. 2001
- A simple computer interface to time relatively slow physical events
- R. A. Ocaya
- Physics Education. v. 35, n. 4, p. 267-276, julho 2000
- Decoding the TV remote control
- J. O'Connel
- The Physics Teacher. v. 38, p. 6, jan. 2000
- Using computer interfacing to graphically illustrate phases of water
- D. B. Pushkin and T. F. Zheng
- Physics Education, p. 81-85, mar. 1995
- A quantitative demonstration of de Doppler Effect
- M. M. F. SABA e R. A. da S. ROSA
- The Physcis Teacher. v. 39, p. 431-433, out. 2001
- The Doppler Effect of sound source moving in a circle
- M. M. F. Saba and E. A. da S. Rosa
- The Physics Teacher, v. 41, p. 89-91, Feb. 2003
- Interfacing Microcomputers: back to the future
- M. D. Jong
- The Physics Teacher, v. 40, p. 360-367, feb. 2003
- The measurement of the specific latent heat of fusion of ice: two improved methods
- S. Y. Mak and K. W. Chun
- Physics Education, v. 35., n. 3, 181-186, maio, 2000.
- Modeling ultrasound scanning in schools
- C. Bultin
- Physics Education, v. 33, n. 6, p. 372-374, nov. 1998
- Atwood´s Machine: experiments in an accelerating frame
- C. T. Chee and C. Y. Hong
- Physics Education, v. 34, n. 2, p. 72-75, março 1998
- A low-cost design for studying rotational systems
- S. Mak and D. Yip
- Physics Education, v. 34, n. 1, p. 27-31, jan. 1999
- Getting sutdents familiar with the use of computers: study of falling of a body in a fluid
- J. Guisola, J. I. Barragués, P. Valdés, R. Valdés and F. Pedroso
- Physics Education, v. 34, n. 4, p. 214-219, jul. 1999
- Verification of fundamental principles of mechanics in the computarized student laboratory
- S. G. Eckstein
- American journal of Physics, v. 85, n. 10, p. 909-915, out. 1990
- Computer-Based Experiments to Measure RC
- F. X. Hart
- The Physics Teacher, v. 38, p. 176-177. março 2000
- IN vestigating electromagnetic induction through a microcomputer-based laboratory
- R. Trumper and M. Gelbman
- Physics Educaiton, v. 35, n. 2, p. 90-95, março 2000
- Using a sound card for datalogging
- M. B. Huntand K. Dingley
- Phycs Education, p. 251-253, maio 2002
- Speed of sound ina a closed pipe using a sound card
- S. Nedev
- Physics Education, p.527, nov. 2002.
Material instrucional
- Alfabetização visual para a produção de objetos educacionais
- Tutorial on-line do Centro Interdisicplinar de Novas Tecnologias na Educação - CITED/UFRGS
- Alfabetização visual
- Seminário: Profa. Liane Tarouco - UFRGS
- Carga Cognitiva
- Seminário: Profa. Liane Tarouco - UFRGS
- Resusabilidade de objetos educacionais
- Liane Tarouco et al.
- Rede Internacional Virtual de Educação
- IMS- Global Learning Consortium
- The mission of the IMS Global Learning Consortium is to support the adoption and use of learning technology worldwide.
IMS is a non-profit organization that includes more than 50 Contributing Members and affiliates.
- Learning Net Works
- Learning Networks connecting people, organizations, autonomous agents and learning resources to establish the emergence of effective lifelong learning
- SCORM: Schrable Object Content Model
- The Advanced Distributed Learning (ADL) Initiative, sponsored by the Office of the Secretary of Defense (OSD), is a collaborative effort between government, industry and academia to establish a new distributed learning environment that permits the interoperability of learning tools and course content on a global scale. ADL's vision is to provide access to the highest quality education and training, tailored to individual needs, delivered cost-effectively anywhere and anytime.
- Principle of on-line design
-
- Learning Design
- Predict-Observe-Explain eShell
- Avaliação de objetos de aprendizagem
- Liane Tarouco
- An Educational Taxonomy for Learning Objects
- Creating Learning Objects
- Scoping and sequencing educational resources and speech acts:
A unified design framework for learning objects and educational discourse, Willey (pdf, 556 kb)
- Learning About Learning Objects
- An Educational Taxonomy for Learning ObjectsRedeker (pdf, 52 kb)
- Learning about Learning Objects
- Instructional Design Models (vários links)
- Capítulos de diversos livros sobre tecnologias educacionais
ASCD
- Developers of Effective Online Education
Insitutições
-
- University Of Houstoun - College of Education
- Northside Independet School District
- Bellingham Publics Schools
A se pensar:
"The best tools for large-scale Internet collaboration are those that effectively minimize actual use of the Internet."
Roy T. Fielding and Gail Kaiser, "The Apache HTTP Server Projetc", IEEE Internet Computing, Vol 1, Nu 4, July-August 1997.
L. A. Heidemann, I. S. Araujo e E. A. Veit (eav@if.ufrgs.br)
CREF - Instituto de Física - UFRGS