SENSORES-Fotoresistor

    FOTORESISTOR     

( A ) - O que são os fotoresistores?
( B ) - Exemplos de utilização de um fotoresistor.
( C ) - O experimento com uma esfera que desce uma rampa.


(A) O que são os fotoresistores?

- São dispositivos fotoelétricos que variam muito a sua resistência elétrica com a variação da intensidade da luz nele incidente (de dezenas de ohms até milhôes de ohms).

- São muito sensíveis, embora sejam condiderados "lentos" em comparação aos fotodiodos, pois não conseguem detectar o "piscar" das lâmpadas fluorescentes.

- São também conhecidos como LDR (Light Dependent Resistor), fotocélula, célula fotocondutora, ou ainda, dispositivo do "olho eletrônico".

- O fotoresistor é composto de uma cápsula plástica onde existe uma lâmina de Sulfeto de Cádmio (que é a substância sensível à luz).

        

        
        

- Os fotoresistores não são eletricamente polarizados, e, não suportam a passagem de grandes correntes elétricas.   Veja fotos acima.

- São usados para acionar, dispositivos eletro-eletrônicos como alarmes, trancas elétricas, portas, circuítos eletrônicos de partida, ...

>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<





(B) Exemplos de utilização de um fotoresistor


- Num Laboratóro Didático de Física o uso do Fotoresistor é bastante flexível, isto é, ele pode ser usado:

(1°)- para determinar (relacionando com sua resistênca elétrica) a intensidade relativa da luz nele incidente (que é inversamente relacionada ao quadrado da distância a uma fonte puntal de luz);

(2°)- para determinar os instantes em que ocorrem o início e/ou o término do cruzamento de um móvel (bloco de madeira, por exemplo), em movimento não rápido, com o(s) feixe(s) de luz que ilumina(m) o(s) fotoresistor(es), sendo possível a determinação de sua(s) velocidade(s) média(s).


>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<




(C) O experimento com uma esfera que desce uma rampa.


- Um exemplo simples de utilização é a determinação das velocidades médias na descida de uma esfera em uma rampa.

- Os instantes de tempo em que ocorrem o início (ou o fim) dos cruzamentos da esfera com os feixes de luz, que iluminam de dois a quatro fotoresistores (todos ligados em paralelo entre sí), permitem determinar(calcular) estas velocidades.

      

- A leitura e coleta dos instantes de tempo, em que ocorrem os tais "cruzamentos", pode ser feita, após a conexão dos fotoresistores a uma das portas digitais do conector de joystick do PC (veja em "Conexão Digital" como fazer esta conexão), através do uso do software AqDados.

        

>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<     >>>>> EXERCÍCIOS <<<<<<