FOTORESISTOR |
( A ) - O que são os fotoresistores? ( B ) - Exemplos de utilização de um fotoresistor. ( C ) - O experimento com uma esfera que desce uma rampa. |
(A) O que são os fotoresistores?- São dispositivos fotoelétricos que variam muito a sua resistência elétrica com a variação da intensidade da luz nele incidente (de dezenas de ohms até milhôes de ohms). - São muito sensíveis, embora sejam condiderados "lentos" em comparação aos fotodiodos, pois não conseguem detectar o "piscar" das lâmpadas fluorescentes. - São também conhecidos como LDR (Light Dependent Resistor), fotocélula, célula fotocondutora, ou ainda, dispositivo do "olho eletrônico". - O fotoresistor é composto de uma cápsula plástica onde existe uma lâmina de Sulfeto de Cádmio (que é a substância sensível à luz). |
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- Os fotoresistores não são eletricamente polarizados, e, não suportam a passagem de grandes correntes elétricas. Veja fotos acima. - São usados para acionar, dispositivos eletro-eletrônicos como alarmes, trancas elétricas, portas, circuítos eletrônicos de partida, ... |
- Num Laboratóro Didático de Física o uso do Fotoresistor é bastante flexível, isto é, ele pode ser usado:
(1°)- para determinar (relacionando com sua resistênca elétrica) a intensidade relativa da luz nele incidente (que é inversamente relacionada ao quadrado da distância a uma fonte puntal de luz);
(2°)- para determinar os instantes em que ocorrem o início e/ou o término do cruzamento de um móvel (bloco de madeira, por exemplo), em movimento não rápido, com o(s) feixe(s) de luz que ilumina(m) o(s) fotoresistor(es), sendo possível a determinação de sua(s) velocidade(s) média(s).
- Os instantes de tempo em que ocorrem o início (ou o fim) dos cruzamentos da esfera com os
feixes de luz, que iluminam de dois a quatro fotoresistores (todos ligados em paralelo entre
sí), permitem determinar(calcular) estas velocidades.
- A leitura e coleta dos instantes de tempo, em que ocorrem os tais "cruzamentos", pode ser feita, após a conexão dos fotoresistores a uma das portas digitais do conector de joystick do PC (veja em "Conexão Digital" como fazer esta conexão), através do uso do software AqDados.