Aterramento

OBS: Alguns dos termos aqui utilizados estão descritos nas Especificações Técnicas dos Pára-Raios.


Do ponto de vista da proteção contra os raios um subsistema de aterramento único integrado a estrutura é o mais recomendado para assegurar a dispersão da corrente de descarga na terra sem causar sobretensões perigosas. O arranjo e as dimensões do subsistema de aterramento são mais importantes que o próprio valor da resistência de aterramento cujo valor recomendado para eletrodos não naturais é da ordem de 10 ohms.


Os eletrodos de aterramento podem ser do tipo:


- hastes verticais;

- condutores em anel;

- condutores horizontais radiais;

- aterramento natural pelas fundações ( em geral armaduras de aço).


No caso de eletrodos não naturais devem ser instalados vários eletrodos adequadamente distribuídos. O comprimento total dos eletrodos de aterramento varia conforme o nível de proteção e a resistividade do solo.
Eletrodos de aterramento profundos são adequados para solos em que a resistividade diminua com a profundidade.

Os eletrodos de aterramento naturais normalmente são as armaduras de aço das estacas, dos blocos de fundação e das vigas. Todas devem ser firmemente amarradas com arame recozido ou soldadas em cerca de 50% de seus cruzamentos. Em fundações de alvenaria pode servir como eletrodo de aterramento, pela fundação, uma barra de aço da construção, ou uma fita de aço, formando um anel em todo o perímetro da estrutura.

Arranjos composto de eletrodos radiais são indicados para solos com baixa resistividade ( até 100 O.m ) e para pequenas estruturas ( com perímetro até 25 m).

Arranjo composto de eletrodos em anel ou embutidos nas fundações da estrutura é obrigatório nas estruturas de perímetro superior a 25 m.

Os eletrodos de aterramento não naturais devem ser instalados externamente ao volume a proteger, a uma distância da ordem de 1m das fundações da estrutura.

No caso de condutores em anel, os condutores horizontais radiais devem ser instalados a uma profundidade mínima de 0,5 m.

Hastes verticais em paralelo devem ser espaçadas entre si por uma distância não inferior ao seu comprimento.

No projeto e execução do subsistema de aterramento, deve-se considerar que a interligação de metais diferentes sem precauções adequadas, pode causar problemas graves de corrosão eletrolítica.