Especificações Técnicas dos Pára-Raios


Quando nos referimos ao equipamento Pára-Raios, na verdade estamos falando de um conjunto de sistemas que são produzidos para resistir as altas tensões e correntes elétricas envolvidas na descarga de um raio. Assim sendo, passaremos a dar uma noção mais técnica deste equipamento.

 

Algumas definições necessárias:

A fim de que os pára-raios possam executar sua função secundária e proteger nossas casas de um raio inevitável, estes devem ser capazes de capturar o raio e, levá-lo de maneira segura até o solo, por este motivo os captores podem ser constituídos por uma combinação qualquer dos seguintes elementos:

a) Hastes;

b) Cabos esticados;

c) Condutores em malha;

d) Elementos naturais.


Para construir um pára-raios utilizando melhor estes elementos, devemos respeitar o nível de proteção requerida e utilizar métodos mais adequados ao projeto (os quais só podem ser decididos por um profissional qualificado e seguindo a norma NBR 5419).

Níveis de proteção (onde " I " é o maior):

Nível de Proteção I


Nível de Proteção II

Nível de Proteção III

Nível de Proteção III ou IV


Obs.: estruturas contendo produtos agrícolas potencialmente combustíveis ( pós de grãos) sujeitos a explosão são considerados com risco para arredores ( nível 1).


Alguns destes métodos são:

Captores em malha: consistem em uma rede de condutores dispostos no plano horizontal ou inclinado sobre o volume a proteger.

Gaiolas de Faraday: são formadas por uma rede de condutores envolvendo todos os lados do volume a proteger.