Episódios de Modelagem sobre oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica
Heidemann, L. A.; Araujo, I. S.; Veit, E. A.
ISBN 978-85-64948-17-4
Incertezas experimentais são intrínsecas ao processo de medição. Por isso, é fundamental que, em aulas de laboratório, os estudantes desenvolvam competências para interpretá-las adequadamente com base em teorias de incertezas. No entanto, pesquisas têm mostrado que os alunos: i) têm dificuldades para interpretar a dispersão de conjuntos de dados experimentais (Buffler, Lubben & Ibrahim, 2009; Volkwyn et al., 2008) e ii) analisam resultados de seus experimentos considerando que as predições contrastadas são referências absolutas, evidenciando que concebem que os modelos têm o mundo como referencial imediato, sendo cópias especulares da realidade (Marineli & Pacca, 2006; 2014).
Arquimedes e a Coroa do Rei
Problema atacado
No episódio de modelagem “Arquimedes e a Coroa do Rei”, deseja-se dar oportunidade para que os estudantes aprofundem seus conhecimentos sobre os motivos pelos quais diferenças entre predições e dados coletados experimentalmente são inevitáveis. Dois aspectos são especialmente explorados: i) as predições de um modelo teórico são aproximadas, pois os modelos são apenas representações simplificadas da realidade, e não cópias exatas, e ii) a imprecisão de um instrumento de medida está relacionada com o modelo teórico que fundamenta o seu funcionamento. Exemplificando o segundo aspecto, podemos analisar o anemômetro de Robinson. Seu funcionamento é fundamentado em um modelo teórico que relaciona a frequência angular das pás do aparelho com a velocidade do ar que o circunda. A imprecisão do instrumento, portanto, depende das simplificações da realidade consideradas no modelo que suporta o seu funcionamento. Para se explorar os aspectos citados, a atividade é delineada a partir da história de que Arquimedes teria concluído que a composição da coroa do rei Hieron II, supostamente produzida apenas com ouro, continha uma parcela de prata. Essa história é profundamente questionada por pesquisadores (Martins, 2000). Sugerindo que os estudantes avaliem os métodos supostamente utilizados por Arquimedes, é solicitado nesta atividade que eles meçam a composição de um amostra de chumbo e alumínio por meio de dois métodos experimentais. A partir disso, é realizada uma discussão sobre as incertezas das medidas realizadas por meio de reflexões sobre os modelos teóricos utilizados na coleta e na análise dos dados.
Proposta do episódio de modelagem
Tarefa de Leitura
Discussão Inicial
Guia da Atividade
Após uma breve retomada do problema enfrentado no episódio de modelagem, é demonstrado aos estudantes que, conhecendo-se as densidades do chumbo e do alumínio, a medida da composição da amostra perpassa apenas por medir a sua massa e o seu volume (clique aqui para baixar a dedução do modelo matemático que ampara tal conclusão). Em seguida, discute-se como os métodos experimentais propostos no guia de atividade possibilitam a realização de medidas do volume da amostra para, então, debater-se sobre os pressupostos teóricos considerados nos modelos teóricos que fundamentaram esses métodos. Ressalta-se ainda que, no dinamômetro de mola, é suposto que a elongação da mola interna do instrumento é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele, o que não passa de uma idealização. Passa-se a debater ainda sobre como é possível se medir o empuxo sobre um corpo imerso em um fluido utilizando uma balança. Destaca-se que, quando o empuxo é medido com uma balança eletrônica, a modelo teórico que suporta o funcionamento do instrumento, que no caso do dinamômetro era a lei de Hook, envolve piezoeletricidade. Em seguida, é discutido como a densidade de corpos é medida em laboratórios modernos por meio de métodos semelhantes aos debatidos na atividade. Tal discussão é embasada no vídeo “Density determination with balances”. Finalizando, baseados na análise proposta em Martins (2000), é realizada uma estimativa sobre o deslocamento de água que a coroa do rei Hieron II produziria quando imersa em uma banheira. Conclui-se que ela deslocaria o nível da água em aproximadamente 0,2 cm, o que dificilmente poderia ser mensurado com precisão com os instrumentos que Arquimedes dispunha em sua época. Os slides abaixo norteiam o debate conduzido pelo professor na discussão final.
Discussão Final
Buffler, A.; Lubben, F.; Ibrahim, B. (2009). The relationship between students’ views of the nature of science and their views of the nature of scientific measurement. International Journal of Science Education, 31 (9).
Referências
Um pouco mais sobre o assunto...
A discussão inicial do episódio de modelagem começa com um debate sobre algumas das histórias que tornam Arquimedes um cientista famoso. Seus trabalhos sobre alavancas, suas invenções bélicas, o parafuso de Arquimedes e sua investigação sobre a composição da coroa do rei Hieron II são alguns dos temas tratados na exposição realizada pelo professor. Focando a discussão sobre o último desses temas, é proposta uma reflexão sobre a veracidade da história em que Arquimedes supostamente concluiu que a coroa do rei Hieron II possuía uma parcela de prata. Por fim, com o intuito de se avaliar a plausibilidade física da referida história, é proposto que os estudantes avaliem a composição de uma amostra de Alumínio e Chumbo com dois métodos experimentais distintos.
A problematização da atividade é realizada a partir da análise da plausibilidade física da história em que Arquimedes supostamente avaliou a composição da coroa do rei Hieron II. A simplificação ocorre quando conclui-se que investigar a composição de uma amostra de alumínio e chumbo, por exemplo, nos possibilita compreender os procedimentos supostamente utilizados por Arquimedes.
Os slides abaixo norteiam o debate conduzido pelo professor na discussão inicial.
•Objetos compostos por duas substâncias com densidades distintas (e.g., alumínio e chumbo);
•Recipientes graduados com água, com dimensões suficientes para que os objetos possam ser inseridos;
•Fios para sustentação dos objetos;
•Balanças, dinamômetros e paquímetros.
Sugestões de materiais para serem disponibilizados aos estudantes
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