FIS02010 - Fundamentos de Astronomia e Astrofísica - Profa. Maria de Fátima O. Saraiva
Movimento anual do Sol e Estações do ano
Texto completo em pdf

Movimento diurno do Sol

O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste).


O ponto do horizonte leste em que o Sol nasce e o ponto do horizonte oeste em que ele se põe, assim como a inclinação do seu círculo diurno com o horizonte, depende da declinação do Sol (o quanto ele está mais ao norte ou mais ao sul do equador celeste) e da latitude do lugar (que determina a inclinação do equador celeste em relação ao horizonte do lugar).


Crédito da figura: David Malin Copyright: Anglo Australian Observatories

Estrelas cujos círculos diurnos ficam totalmente acima do horizonte são chamadas circumpolares. O fenômeno do Sol da meia-noite acontece em lugares onde o Sol fica circumpolar em uma época do ano.

Movimento anual do Sol

Como reflexo da translação da Terra em torno do Sol, a posição do Sol entre as estrelas muda ao longo do ano. A trajetória anual do Sol entre as estrelas se chama eclíptica . A eclíptica nada mais é do que a projeçãa, no céu, do do plano orbital da Terra.

Como o plano orbital da Terra tem uma inclinação de 23°27' em relação ao equador da Terra, a trajetória aparente do Sol apresenta a mesma inclinação em relação ao equador celeste (obliquidade da eclíptica = 23°27')


Posições do Sol na eclíptica

Como consequência, os pontos do horizonte do lugar em que o Sol nasce (no horizonte leste) e se põe (no horizonte oeste) variam ao longo do ano, assim como a sua máxima elevação acima do horizonte durante o dia


Fotos por Maria de Fátima Saraiva
Por do Sol em Porto Alegre em diferentes épocas do ano: o ponto do horizonte oeste onde o Sol se põe varia em direção ao sul de junho a dezembro, e em direção ao norte de dezembro a junho.

Estações do ano

Causas:

Resultado: