MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DA FÍSICA

(Trabalho utilizado em um "workshop" sobre mapas conceituais oferecido no Segundo Congresso Internacional sobre Investigação em Didática das Ciências e das Matemáticas, Valência, Espanha, 23 a 25 de setembro de 1987. Adaptado de uma conferência proferida na Terceira Reunião Nacional de Educação em Física, Córdoba, Argentina, 5 a 8 de outubro de 1983. publicado em Contactos, México, 3(2):38-57, 1988.)

Resumo

Mapas conceituais são apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem e na análise do conteúdo curricular. São oferecidos vários exemplos de mapas conceituais, usados na instrução em Física, enfocando estas três áreas. Ao final, se discute os mapas conceituais do ponto de vista da troca de significados e são dados exemplos adicionais em outras áreas de conhecimento.

Abstract

Concept maps are proposed as tools for teaching, evaluation, and content analysis. Several examples of concept maps used in the physics instruction, focusing on these three areas, are given. At the end, concept maps are discussed from the point of view of exchanging meanings, and additional examples in other areas of knowledge are provided.

Voltar

Última atualização: 25/6/2002
por Bruna Griebeler
Contato: Silvio L. S. Cunha