MAPAS CONCEITUAIS
NO ENSINO DA FÍSICA
(Trabalho utilizado em um "workshop" sobre mapas conceituais oferecido
no Segundo Congresso Internacional sobre Investigação em Didática das
Ciências e das Matemáticas, Valência, Espanha, 23 a 25 de setembro de 1987.
Adaptado de uma conferência proferida na Terceira Reunião Nacional de
Educação em Física, Córdoba, Argentina, 5 a 8 de outubro de 1983. publicado
em Contactos, México, 3(2):38-57, 1988.)
Resumo
Mapas conceituais são apresentados como instrumentos potencialmente úteis no
ensino, na avaliação da aprendizagem e na análise do conteúdo curricular.
São oferecidos vários exemplos de mapas conceituais, usados na instrução em
Física, enfocando estas três áreas. Ao final, se discute os mapas conceituais
do ponto de vista da troca de significados e são dados exemplos adicionais em
outras áreas de conhecimento.
Abstract
Concept maps are proposed as tools for teaching, evaluation, and content
analysis. Several examples of concept maps used in the physics instruction,
focusing on these three areas, are given. At the end, concept maps are discussed
from the point of view of exchanging meanings, and additional examples in other
areas of knowledge are provided.