Referências

AHUMADA, Waldo E. Mapas conceituais como instrumentos para investigar a estrutura cognitiva em Física.
Dissertação de Mestrado, Instituto de Física da UFRGS, 1983.

AUSUBEL, David P. ,NOVAK, Joseph D. and HANESIAN, H. Education psycology: a cognitive view. 2nd. ed. New York: Holt Rinehart and Winston, 1978. Trad. p/ português de Eva Nick et al. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BOGDEN, Christopher A. The use of concept mapping as a possible strategy for instructional design and evaluation in college genetics. M.Sc. dissetation, Cornell University, Ithaca, N.Y., 1977.

MOREIRA, Marco A. An Ausubelian approach to physics instruction: an experiment in an introductory college course in eletromagnetism. Ph D. thesis, Cornell University, Ithaca, N.Y. , 1977.

MOREIRA, Marco A. Concept maps as tools for teaching. Journal of College Science Teaching, Washington, 8(5): 283-86, 1979.

MOREIRA, Marco A. Mapas conceituais como instrumentos para promover a diferenciação conceitual progressiva e reconcilhação integrativa. Ciência e Cultura, São Paulo, 32(4):474-79, 1980.

MOREIRA, Marco A.Uma abordagem cognitivista ao ensino da Física: a teoria de Ausubel como sistema de referência para organização do ensino de ciências. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1983.

MOREIRA, Marco A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa: O Ensino Pontevedra/Espanha & Braga/Portugal, Nos, 23 a 28: 87-95, 1988.

MOREIRA, Marco A. Um mapa concetual para partículas elementares. Revista de Ensino de Física, São Paulo, 11: 114-129, 1989.

MOREIRA, Marco A. Um mapa conceitual para interações fundamentais, **Enseñanza de las Ciencias**, Barcelona, 8(2): 133-139, 1980.

MOREIRA, Marco A. e MASINI, Elcie F.S. Aprendizagem significativa; a teoria de aprendizagem de David Ausubel. São Paulo: Editora Moderna, 1982.

MOREIRA, Marco A. and AHUMADA, Waldo E.Concept maps as tools for evaluation in physics education. Paper presented at the Internacional Seminar on Physics Education, Caracas, Venezuela, August, 1983.

MOREIRA, Marco A. and Gobara, Shirley T. Concept maps as tools for evaluation in physics education. Paper presented at the Internacional Seminar on Physics Education, Caracas, Venezuela, August, 1983.

MOREIRA, Marco A. e Buchweitz, Bernardo Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceituais e o Ve epistemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1993. 14p.

MOREIRA, Marco A. y NOVAC, Joseph D. Investigación en enzeñanza de las ciencias en la universidad de Cornell: sistemas de referencia teóricos, cuestiones foco y abordes metodológicos. Trabajo presentado en el II Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias y de las Matemáticas, Valência, España, Setiembre de 1987. Enseñanza de las Ciencias, 6(1):3-18,1988.

MOREIRA, MArli M. The learning theory of Davis Ausubel as an alternative framework for organizing the teaching of language and literature. M. Sc. dissetation, Cornell University, Ithaca, N.Y.,1977.

NOVAK, Joseph D. A theory of education. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1977. Trad. p/ português de M.A.Moreira Uma teoria de educação. São Paulo, Pioneira, 1981.

NOVAK, Joseph D. and Gowin, D. Bob. Learning how to learn. New York: Cambridge Universitu Press, 1984.

ROWELL, Richard M. Concept mapping: evaluation of children's science conceps following Audio-Tutorial instruction. Ph. D. thesis, Cornell University, Ithaca, N.Y., U.S.A., 1978.

Stewart, James; VAAN KIRK, Judy and ROWELL, Richard M. Concept maps: a tool for use in biology teaching.The American Biology Teacher, 41(3):171-75, 1979.

Voltar    Topo

Última atualização: 25/6/2002
por Bruna Griebeler
Contato: Silvio L. S. Cunha