Mapas conceituais como instrumentos de avaliação

            Outra possibilidade de uso dos mapas conceituais está na avaliação da aprendizagem. Avaliação não com o objetivo de testar conhecimento e dar uma nota ao aluno, a fim de classificá-lo de alguma maneira, mas no sentido de obter informações sobre o tipo de estrutura que o aluno vê para um dado conjunto de conceitos. para isso, se pode solicitar ao aluno que construa o mapa ou este pode ser obtido indiretamente através de suas respostas a testes escritos entrevistas orais. na figura A1 são representados exemplos de mapas conceituais construídos a partir de entrevistas (Moreira e Novak, 1987).
            Portanto, o uso de mapas conceituais como instrumentos de avaliação implica uma postura que, para muitos, difere da usual. Na avaliação através de mapas conceituais a principal idéia é a de avaliar o que o aluno sabe em termos conceituais, isto é, como ele estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina, integra, conceitos de uma determinada unidade de estudo, tópico, disciplina, etc..
            Aquilo que o aluno já sabe, isto é, seu conhecimento prévio, parece ser o fator isolado que mais influencia a aprendizagem subseqüente (Ausubel, 1978, 1980). Se assim for, se torna extremamente importante para a instrução avaliar, da melhor maneira possível, esse conhecimento. Os mapas conceituais se constituem em uma visualização de conceitos e relações hierárquicas entre conceitos que pode ser muito útil, para o professor e para o aluno, como uma maneira de exteriorizar o que o aluno já sabe. Obviamente, não se trata de uma representação precisa e completa do conhecimento prévio do aluno, mas sim, provavelmente, de uma boa aproximação.
            Se entendermos a estrutura cognitiva de um indivíduo, em uma certa área de conhecimento, como o conteúdo e organização conceitual de suas idéias nessa área, mapas conceituais podem ser usados como instrumentos para representar a estrutura cognitiva do aprendiz.
            Assim sendo, os mapas conceituais serão úteis não só como auxiliares na determinação do conhecimento prévio do aluno (ou seja, antes da instrução), mas também para investigar mudanças em sua estrutura cognitiva durante a instrução. Dessa forma se obtém, inclusive, informações que podem servir de realimentação para a instrução e para o currículo.
            As figuras 7 a 13 são exemplos de mapas conceituais construídos por estudantes de engenharia, em uma disciplina de Eletricidade e Magnetismo, com a finalidade de proporcionar informações sobre a evolução da estrutura cognitiva desses estudantes ao longo do curso.
            As figuras 7 e 8, por exemplo, foram obtidas em um estudo (Moreira, 1977) no qual o mesmo conteúdo foi abordado segundo diferentes enfoques, um baseado na teoria de Ausubel 4 e o outro o tradicionalmente encontrado nos livros de texto, a diferentes grupos de estudantes. A figura 7 mostra mapas de um aluno que estudou o conteúdo de Eletricidade e Magnetismo de acordo com o enfoque ausubeliano, enquanto a figura 8 apresenta os mapas de um aluno que estudos o mesmo conteúdo segundo a organização convencional. Ambas figuras são representativas dos tipos de mapas traçados por alunos que estudaram esse conteúdo segundo uma ou outra abordagem:

"Comparando tais figuras, poder-se-ia argumentar que os mapas da figura 7 sugerem uma tendência gradual em direção a uma hierarquia vertical na qual os conceitos mais gerais estão no topo e os mais específicos na base. Esta tendência, que parece não haver na figura 8, pode ser explicada pelo fato de que mapas conceituais com o mesmo tipo de hierarquia foram usados como recursos instrucionais na abordagem ausubeliana e não o foram na abordagem convencional. Esta diferença, portanto, pode apenas refletir uma influência dos materiais instrucionais sobre a estrutura cognitiva dos alunos. Isso significa que tal diferença não implica que os mapas da figura 7 sejam necessariamente melhores que os da figura 8. Por outro lado,considerando as regras que os alunos deveriam seguir, se pode observar muitas diferenças entre as figuras 7 e 8. Por exemplo, no último mapa da figura 7 os conceitos mais gerais são campo eletromagnético e força eletromagnética, enquanto que no mapa correspondente na figura 8 força eletromagnética é considerado um conceito específico e os conceitos gerais são carga elétrica e corrente elétrica. também neste caso não se pode dizer que um aluno está certo e o outro errado, contudo, esse tipo de diferença pode estar sugerindo diferentes maneiras de organizar o conteúdo cognitivo em uma certa área, ou seja, diferentes estruturas cognitivas. É justamente isso o que se procura através deste tipo de instrumento de avaliação. " (Moreira, 1983)".

 
Figuras 7 e 8 respectivamente


            As figuras 9, 10 e 11, por sua vez, foram obtidas em outra pesquisa (Ahumada, 1983; Moreira e Ahumada, 1983) na qual mapas conceituais foram usados como instrumentos de avaliação em um curso de Física Geral. Nessa pesquisa, se pediu aos alunos que construíssem mapas conceituais em três oportunidades ao longo do curso (aproximadamente no começo, no meio e no fim), durante as quais eles eram também entrevistados pelo professor a fim de explicar seus mapas. Este tipo de estratégia (entrevistas) foi possível porque a pesquisa foi conduzida em um curso individualizado. As figuras 9, 10 e 11 mostram os mapas de um mesmo aluno nestas três ocasiões. Estes mapas sugerem uma organização vertical que reflete claramente a ordem de apresentação dos conceitos no livro de texto (Halliday & Resnick). os três mapas têm a mesma estrutura e diferem apenas no número de conceitos que envolvem, refletindo uma forte influência do material instrucional sobre a estrutura cognitiva do aluno.
            Exemplos adicionais são dados nas figuras 12 e 13. tais figuras ilustram os resultados obtidos em um estudo no qual se utilizou mapas conceituais como instrumentos de ensino e avaliação (Moreira e Gobara, 1983). Distintamente da pesquisa referida anteriormente (Moreira e Ahumada, 1983), os alunos, antes de construir seus próprios mapas, tiveram contato com mapas conceituais elaborados pelo professor com fins instrucionais. o mapa da figura 6, por exemplo, foi um dos mapas usados neste estudo como recurso instrucional. As figuras 12 e 13 são mapas de um mesmo aluno traçados aproximadamente na metade e no final do curso respectivamente. Estes mapas parecem apresentar uma organização hierárquica do centro para as bordas. no primeiro, o conceito de carga elétrica ocupa uma posição central e parece estar rodeado por outros conceitos a ele subordinados. No segundo, além de carga elétrica, outros conceitos ocupam a parte central do mapa e ficam rodeados por conceitos subordinados.
            Todos estes exemplos foram oferecidos nesta secção para ilustrar, da melhor maneira possível, as potencialidade do uso de mapas conceituais como instrumentos de avaliação.

Figuras 9, 10 e 11 respectivamente







Figuras 12 e 13 respectivamente

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Última atualização: 25/6/2002
por Bruna Griebeler
Contato: Silvio L. S. Cunha