UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: TEORIA E PRÁTICA
MESTRANDO: ALBERTO ANTONIO MEES

USO DA INFORMÁTICA E INTERNET NO ENSINO MÉDIO

1. INTRODUÇÃO

Se olharmos um pouco para a história da educação nas últimas décadas, vemos que várias promessas tecnológicas foram anunciadas como revolucionárias no ensino e na forma de aprender. O surgimento do rádio, da televisão, do vídeo, foi apontado como ancora de uma mudança nas escolas . Muitos estabelecimentos usaram essas promessas para atrair alunos, pois nos anos 80, uma escola deveria ter uma sala de vídeo. No entanto, essa euforia em relação às novas tecnologias não se concretizou, e a escola como um todo, pouco mudou em sua maneira de ensinar.

Nos dias atuais a informática está exercendo esse papel de inovação na escola. O estabelecimento de ensino que não possui um laboratório de informática e uma conexão com a rede mundial, está perdendo alunos e parando no tempo. Vejo que o uso da internet e da computação na sala de aula é um caminho que mais cedo ou mais tarde a escola irá seguir, no entanto, temos que ter o cuidado com o euforismo que se está colocando em relação à informática, para não acontecer, com a informática, o mesmo que já aconteceu com outras promessas tecnológicas.

2. INTERNET NO ENSINO MÉDIO.

O uso da internet na sala de aula, ou como ferramenta de apoio ao aluno, para estudar fora do ambiente escolar, vem sendo uma proposta discutida e já aplicada. Se tomarmos como exemplo a Física, verificamos que da maneira tradicional, isto é, sem o uso do computador como apoio, o aluno tem um encontro presencial durante a semana e, fica o restante da semana para estudar e realizar as tarefas individualmente. Sabemos que o aluno de ensino médio, na sua grande maioria, não estuda e também não faz as tarefas que lhe foram exigidas para serem feitas em casa. O motivo que alega, é o fato de não ter entendido a matéria e não se sentir motivado para faze-lo.

Ao se propor um ensino interativo via “www”, talvez se consiga fazer com que o aluno do ensino médio, tome contato mais freqüente com o conteúdo da disciplina e de acordo com o seu ritmo de aprendizagem. Existe, através da internet em tempo real, a possibilidade de comunicação entre os colegas e com o professor, proporcionado a resolução de problemas e dúvidas no tempo do seu surgimento, evitando a desmotivação para seguir a aprendizagem do conteúdo, pelo fato de ter que esperar até o próximo encontro semanal.

O espaço interativo via internet serve para uma revisão e para aprendizagens novas, pois numa sala de aula existem os alunos, que poderiam estar mais adiantados e os outros que não conseguem acompanhar o ritmo da turma. A comunicação em tempo real, via internet, é um espaço onde o professor pode disponibilizar atividades de aprendizagem para os alunos que tem mais dificuldade, e também para os alunos que estão mais adiantados, proporcionando assim uma aprendizagem efetiva, diferente e no ritmo de cada um. O programa JITT nos Estados Unidos, cujo principal objetivo é proporcionar a interação entre os alunos e o professor num tempo real, apresenta os conteúdos em tópicos pequenos para que o aluno não canse, e fique interagindo com o conteúdo em estudo, diariamente ou no momento que desejar.

3. CONCLUSÃO.

Ao se verificar o grande potencial, que o uso da internet, pode proporcionar para o melhoramento do ensino e aprendizagem, devemos nos conscientizar, como professores, que o uso da internet na sala de aula ou no acompanhamento do aluno em sua casa ,não vai tirar o papel de articulador e motivador do professor. Supor que a internet, por si só resolva tudo, é uma ilusão. Talvez a grande maioria dos professores, que ainda não possuem tal ferramenta em seu estabelecimento de ensino, irão sentir essa ilusão no dia que se defrontarem com o uso da informática .

O tempo que o professor deverá se dedicar ao preparo da aula e ao acompanhamento do aluno, certamente será bem maior, do que se sua aula fosse sem o uso do computador. Se procurarmos algum assunto na internet, através das ferramentas de buscas, certamente encontramos um site que fala sobre o assunto procurado. No entanto, a verificação da fonte e da confiabilidade dos dados ali apresentados, será uma nova atribuição do professor que deverá indicá-los como fontes de estudos aos seus alunos.

O mundo fora da escola está bem mais avançado em relação ao uso da informática, no seu dia-a-dia. Sabemos que quando se trata de ensino e escola, o processo é mais lento, no entanto, aos poucos a informatização e o uso da internet vai chegando até a escola e, por isso como professores, devemos nos atualizar para estar preparado e fazer parte dessa época histórica para o ensino e certamente, se não nos atualizarmos, o lado profissional estará correndo perigo num futuro próximo.

4. CONSULTAS BIBLIOGRÁFICAS.

Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. A. Medeiros e C. F. de Medeiros, Rev. Bras. Ens. Fís. v. 24, n. 4, p. 77-86, 2002.
Apresentação disponível aqui.

Just-In-Time-Teaching (material de apoio) http://cref.if.ufrgs.br/~teleduc/cursos/aplic/index.php?cod_curso=3