POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DA FÍSICA

Alexandre Medeiros (Departamento de Físca e Matemática) e Cleide Farias de Medeiros (Departamento de Educação)

Universidade Fedral Rural de Pernambuco, Recife, PE)

publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 24, número 2, junho de 2002.

Resumo:

"Este artigo aborda a importância das animações e das simulações no ensino de Física. Uma apresentação das afirmações de alguns de seus defensores é contrastada com as argumentações de parte relevnte dos seus críticos. O propósito do artigo não é defender o abandono da Informática na Educação, mas sim encorajar uma visão mais crítica e equilibrada dela. Desta forma, são discutidos os fundamentos educacionais e epistemológicos que existem subjacentes às linhas de argumentação apresentadas. A importância dos pressupostos e dos limites de validade das teorias é posta em destaque como uma forma de pôr em relevo aquilo que fundamenta as simulações computacionais utilizadas no ensino de Física exclusivamente na veiculação de informações, mas de ter-se em mente a construção de conhecimento em um contexto mais amplo que englobe os conteúdos e os seus processos de construção."

Você poderá visualizar uma apresentação em html ou em arquivo do PowerPoint, feita na aula de Novas Tecnologias no ensino de Física II, dia 03 de outubro de 2002 no na Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física, do Instituto de Física da UFRGS por Alberto A Mees. E-mail: alberto@polaris.unisc.br