Últimos posts

O impacto de Buracos Negros Supermassivos em 30 galáxias do Universo Local

Em trabalho do nosso grupo AGNIFS – AGN Integral Field Spectroscopy, recém publicado (Ruschel Dutra et al. 2021:  http://arxiv.org/abs/2107.07635), compilamos dados obtidos desde 2006 do kiloparsec central de 30 galáxias ativas próximas utilizando o instrumento GMOS-IFU dos telescópios Gemini. Encontramos ejeções de gás ionizado em 21 das 30, sendo que em 7 delas há também expansão lateral…

Buraco negro desperta pela colisão de duas galáxias em NGC34

No dia nacional do cientista, um pouco de ciência: #vocesabia que a colisão entre galáxias pode despertar o Buraco Negro Supermassivo no centro de uma delas? Isto é o que mostramos no trabalho liderado por Juliana Motter, do Departamento de Astronomia do IF-UFRGS, através de observações com o instrumento NIFS do Obseratório Gemini das partes centrais…

Interação entre galáxias despertando o Buraco Negro Supermassivo de NGC 2992

Em trabalho liderado por Muryel Guolo-Pereira, mostramos como a interação de NGC 2992 (galáxia da direita)  com NGC 2993  produz um surto de formação estelar e desperta o Buraco Negro Supermassivo no centro de NGC 2992. Mapeamos a ejeção de gás da região central da galáxia, evidenciando o efeito de feedback do Buraco Negro na…

Explicando o Prêmio Nobel de Física de 2020: Buracos Negros

A figura acima ilustra a órbita das estrelas mais próximas ao Buraco Negro da Via Láctea, Sgr. A*, juntamente com a de uma nuvem de gás que passou próxima a ele em 2014, resultado de três décadas de observações realizadas pelas equipes de Genzel e Ghez que dividiram o prêmio com Penrose. Os “misteriosos” Buracos…

Receita para alimentar um Buraco Negro Supermassivo

Duas galáxias interagindo fazem gás migrar para kiloparsec central via barras ou braços espirais; dali, espirais nucleares e discos compactos conduzem o gás até o toro nuclear, que alimenta o disco de acreção, que alimenta o Buraco Negro Supermassivo (Fonte: Storchi-Bergmann e Schnorr-Müller 2019, Nature Astronomy). #ciencia #astronomia #buracosnegros

Entre em contato!

Você pode me encontrar nas redes sociais: