
Sobre mim
Chefe Grupo Pesquisa Departamento de Astronomia - IF-UFRGS
Pesquisadora Categoria 1A do CNPq
Membro da Academia Brasileira de Ciências
Membro da The World Academy of Sciences
Membro da International Astronomical Union
Membro da Sociedade Astronômica Brasileira
Últimos posts
Estrelas binárias em formação
Você sabia que cerca de metade das estrelas se forma em sistemas duplos como este? Esta imagem do ALMA mostra duas estrelas jovens ainda se formando, capturando matéria do seu entorno, confirmando este modo de formação de estrelas. As estrelas podem se formar em pares próximos porque, dentro de um berçário de estrelas, os núcleos…
Toro de gás e poeira em torno de buraco negro confirma modelo unificado de AGN’S (Active Galactic Nuclei = Núcleos Ativos de Galáxias)
A observação de um Buraco Negro Supermassivo escondido por um anel de poeira – na verdade, um toróide (como um pneu) no núcleo da galáxia NGC1068 (imagem da esquerda), observado pelo instrumento MATISSE do VLT/ESO (imagem da direita), confirma o chamado modelo unificado para os AGNs. Este modelo prediz que, se observarmos o AGN de…
Buracos negros duplos
Crédito: Satélite de raios-X Chandra. Um dos maiores buracos negros supermassivos já encontrados, com 18 bilhões de massas solares fica na galáxia OJ287, a 3,5 bilhões de anos-luz. É um sistema duplo, com outro buraco negro de 150 milhões de massas solares. Num sistema assim, os dois buracos negros orbitam um ao outro, como um…
Ejeção de gás do buraco negro supermassivo impactando a Galáxia Centaurus A
O poder dos Buracos Negros Supermassivos aparece bem ilustrado nesta imagem do Hubble da galáxia Centaurus A: ejeções de gás (jatos em amarelo) a partir do entorno de seu buraco negro supermassivo, impactando a galáxia elíptica (em branco) pela captura de uma galáxia espiral (de perfil). Essas ejeções de gás podem ter várias consequências na…
Ejeção de gases gerando novas estrelas
Crédito: Amy Reines, com base em observações do Hubble. A interação entre gás sendo ejetado do entorno do buraco negro supermassivo e o gás ambiente nesta galáxia anã está provocando formação de novas estrelas! Isto é o oposto do que acontece em galáxias mais massivas! O que observamos nestas galáxias mais massivas é que a…
Dois quasares “acendendo” devido à interação entre suas galáxias
Tudo o que acontece de interessante no Universo resulta da interação! Em todos os níveis e escalas! Aqui dois Quasares “se acendem”, devido à interação entre suas galáxias hospedeiras que provoca acreção de matéria pelos seus buracos negros centrais! Imagem do Hubble! Á medida que as galáxias interagem e vão acabar se fundindo, o mesmo…