X

Corrente elétrica é definida com um vetor no Griffiths. Está correto?

Boa tarde. Me chamo William, e sou aluno de graduação em Física da UFPel. Estou fazendo a disciplina Teoria Eletromagnética, e então entrando no assunto de magnetostática, acabamos se deparando com uma nova definição de notação do conceito de corrente elétrica i, descrita pelo livro de Teoria Eletromagnética Capitulo 5  (David J.GRIFFITHS 3° edição). Estamos […] Ler mais»

Um terraplanista afirma que os aviões comerciais são movidos a ar comprimido!

Professor Lang Um terraplanista gaúcho que comenta em vídeos do YT, chamado Roberto .... , afirmou mais de uma vez inspirado em algum vídeo dos negacionistas norte-americanos que os aviões comerciais são movidos a ar comprimido e não a querosene de aviação. Eu não tenho dúvidas que é uma grande idiotice mas gostaria de ter […] Ler mais»

Ondas eletromagnéticas podem impulsionar um veículo!

Boa tarde professores! É possível ondas eletromagnéticas interagirem com, por exemplo, um imã de neodimio próximo, de modo que a fonte emissora das ondas não sofra movimento físico de repulsão e o imã sim sofra esse movimento. De forma imaginária, uma antena empurrando um ima e ela mesmo não sofrendo movimento algum visto que as […] Ler mais»

Arco-íris com arcos suplementares

Saudações, estimado professor Lang. Ontem (27/10/2018), uns 30 minutos antes do pôr do Sol, enquanto caminhava na orla do Guaíba pude contemplar um belo par de arco-íris. As cores estavam tão nítidas como poucas vezes temos a oportunidade de observar. E eis que algo me chamou a atenção: na parte mais interna do arco inferior, […] Ler mais»

Improvisando uma “bolsa de Faraday” com papel alumínio

Olá Professor Lang, Em seu experimento de enrolar o telefone celular com papel alumínio, o senhor reproduziu o efeito gaiola de Faraday, ou seja, criou uma blindagem a qual impediu que as ondas eletromagnéticas externas à gaiola ingressassem em seu interior. O teste está relatado nesta postagem de 2013. E quanto à situação inversa? A […] Ler mais»

Momento de dipolo magnético do nêutron

Bom dia. O nêutron possui carga elétrica nula, ou quase isso. O momento angular do spin de elétrons e prótons está relacionado a carga elétrica que irradia campo magnético. o bóson fóton não participou da constituição dos neutrinos. Se este bóson é o que carrega a energia eletromagnética, e se é a ela que de […] Ler mais»

Dúvidas sobre blindagem elétrica e magnética

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida que tenho desde a disciplina de Física 3. Bem, sabe-se que quando um condutor está eletricamente carregado, as cargas neste se distribuem de maneira tal que o campo elétrico em seu interior seja nulo. Mas... esse é um resultado para o caso eletrostático (depois das cargas entrarem em equilíbrio). […] Ler mais»

Fases da Lua: superstições e realidade

Bom dia, professor, Meu nome é Carolina, sou repórter de Ciências do UOL Notícias e estou produzindo uma matéria sobre os mitos envolvendo a lua cheia (utilizando como gancho a chegada da lua cheia na semana que vem e o mês do dia das bruxas). Envio as perguntas por aqui e o senhor responde quando […] Ler mais»

1 2 3 118