X

Frenagem em meio líquido: a imersão do saltador parece quase não depender da altura de queda!

Atuo como professor de Educação Física e pratico canionismo. A minha pergunta busca o esclarecimento sobre as razões de uma variação tão pequena na relação altura do salto e profundidade de imersão do saltador. Entre um salto de 3 metros e um salto de 10 metros parece-me, pela experiência que a diferença de emersão não […] Ler mais»

Questão sobre calor e variação da temperatura para duas esferas

Olá, bom dia professor. Me encontro com dúvidas sobre a relevância de uma questão que surgiu em uma postagem e gostaria de obter uma resposta de alguém gabaritado como o Sr.  A questão é a seguinte: Duas esferas de mesma massa, inicialmente em equilíbrio térmico com o meio, mesmo material e mesmo volume recebem a […] Ler mais»

Coeficiente de restituição: qual é a sua origem?

Professor Lang, recentemente vi uma demonstração do coeficiente de restituição, utilizando-se a conservação da quantidade de movimento e o fato de que num choque a energia cinética final é menor ou igual à energia cinética inicial. Mas me pareceu um pouco forçado, ele fez simplificações na inequação sem se preocupar com o sinal da inequação. […] Ler mais»

Sombras não paralelas nas fotos das missões Apollo: seriam as fotos falsas?

Professor Lang Eu vi em um vídeo que duvida das idas dos norte-americanos à Lua o argumento de que sendo o Sol a única fonte luminosa, as sombras dos objetos na Lua deveriam ser paralelas. Entretanto o produtor do vídeo exibiu algumas fotos das missões Apolo nas quais as sombras não são paralelas. A imagem […] Ler mais»

Energia é abstrata?

Obrigado Professor Lang, pela resposta a minha questão anterior. Agora uma nova pergunta, inspirada pelo seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rUwwMWAiU2g Nele o físico explica que a energia é uma "quantidade abstrata", entretanto, é comum ver explicações sobre a teoria das cordas afirmando que estas "cordas" seriam feitas de energia! Se a energia não é substancial, como algo poderia […] Ler mais»

Como sabemos a direção da qual um som é proveniente?

No dia 22/12/17 fiz a pergunta: Sabendo que detectamos diferenças de fase e intensidade do som, é fácil saber algumas coisas sobre a direção que o som se origina. Sabemos que um som está à nossa direita caso ele seja percebido primeiro no ouvido direito e depois no esquerdo, por exemplo. Quando está diretamente à […] Ler mais»

Atrito nas rodas dos trens

Boa noite professor, As rodas do trem, bem como os trilhos que ele percorre são de aço bastante lisos que no meu entendimento dificultaria o atrito estático responsável pelo deslocamento das composições.  A minha dúvida é seguinte: Apesar das rodas e trilhos serem bastante lisos , as rodas do trem não patinam ou seja, não […] Ler mais»

1 2 3 105