X

Princípio da incerteza é dedutível de transformações de Fourier?

Olá professor, minha pergunta é a seguinte: O princípio da incerteza de Heisenberg se justifica pelo resultado com transformações de Fourier ou ele é um princípio puramente físico? de qualquer forma, Heisenberg chegou nesse resultado partindo da física ou da matemática? Ler mais»

A cinemática e a dinâmica da aeronave em voo paralelo ao solo

Boa tarde, Tenho acompanhado a discussão a respeito da teoria da Terra plana, que, obviamente, não aceito. Porém, há um ponto insistentemente mencionado por eles, que é o fato de os aviões não realizarem uma correção durante o voo, mantendo-se em trajetórias retilíneas. Em sua argumentação, deveriam inclinar o bico para baixo a fim de […] Ler mais»

Representação das forças exercidas em um caminhante

Olá professor, visto que alguns materiais didáticos trazem o diagrama de corpo livre das forças que são exercidas sobre o pé de uma pessoa ao caminhar, você poderia esboçar um diagrama desses, por favor? Para esclarecer melhor qual o sentido da força de atrito e da força que você faz para andar. Ler mais»

Dúvida sobre ser maior a velocidade de deriva de um elétron em um local do que em outro

Professor Fernando Lang da Silveira, essa afirmação - encontrada na postagem O entendimento completo do circuito elétrico - não me parece intuitiva: "por exemplo, a velocidade de deriva dos elétrons livres no filamento de uma lâmpada é maior do que nos condutores de conexão da lâmpada, entretanto a intensidade da corrente elétrica é a mesma […] Ler mais»

Lentes bi-convexa e plano-convexa: há diferenças nas imagens?

Boa tarde, minha dúvida é a seguinte: Qual a diferença, na prática, entre uma imagem formada por uma lente bi-convexa e uma plano-convexa, já que as duas são igualmente convergentes? Isto é, além do formato da lente, há alguma diferença no resultado das imagens formadas por essas lentes? Obrigado, Deus abençoe! Ler mais»

Ainda sobre a empulhação do automóvel tupiniquim “movido a água”

Professor, Entenda que sou leigo em relação à matéria do artigo  Carro movido a água: milagre ou empulhação?, por isso peço paciência pela ignorância da pergunta. Sobre a quantidade menor de energia resultante para gerar um novo ciclo de energia mecânica, seria possível somar uma segunda e terceira energia (solar, aeólica… células fotovoltaicas no teto […] Ler mais»

1 2 3 113