X

Uso do termo “voltagem”

Olá, professores. Tudo certo? Uma dúvida bem rápida. É comum encontrar em livros de física o termo “voltagem” para designar Diferença de Potencial Elétrico. Porém, muitos reclamam do uso do termo, alegando ser apenas corriqueiro. No documento do SI do Inmetro, aparece apenas o termo “Diferença de Potencial Elétrico”. Nem “Tensão elétrica” aparece. Afinal, é correto utilizar o termo voltagem em um contexto científico? Em sala de aula seria melhor evitar?

Desde já grato

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O termo “voltagem” (assim como “amperagem”)  é inapropriado e a minha opinião pessoal é por evitá-lo, usando a expressão científica e consagrada de DIFERENÇA DE POTENCIAL ELÉTRICO (ddp).

Entretanto existe um termo consagrado entre os engenheiros e que também pode ser usado: TENSÃO ELÉTRICA (TE). Mas TE é mais geral do que ddp pois engloba também FORÇA ELETROMOTRIZ (fem).

A terminologia fem, que está consagrada, também foi em algum momento considerada inadequada (afinal fem não é força de fato) e se tentou substituir por eletromotância (terminologia que não vingou). Fem, cuja unidade de medida no SI também é volt, NÃO deve ser confundida com ddp. Isto e mais (um texto do Prof. Alexandre Medeiros) está discutido em uma postagem de 2015, complementar a esta: Lei de Faraday: força eletromotriz NÃO é diferença de potencial elétrico!

“Docendo discimus.” (Sêneca)


4 comentários em “Uso do termo “voltagem”

  1. Maximiliano Santos da Rocha disse:

    É importante também destacar que é uma tradução mal feita da palavra em inglês “voltage”.

  2. Aldevan (Duke Francisco) disse:

    Pois é, meu professor ficava louco quando alguém falava “voltagem” ele dizia que era similar à alguém perguntar “Qual sua metragem?” já que o termo voltagem era usado para perguntar (Qual a tensão?) o que é correto perguntar e não “Qual a voltagem?”. Recentemente vejo excelentes professores doutores falando voltagem em vídeos ou seja “voltagem” não pode virar uma palavra em Português que tem sentido de unidade de medida da grandeza elétrica e se tornar aceito normalmente?

  3. DANILO ALCANTARA BELTOSO disse:

    Voltagem no meio não técnico eu até aceito. mas Amperagem é sacanagem.

  4. Ricardo Ivanov disse:

    Certa vez um Prof. meu da UFRGS, de Físico-Química Experimental, disse-me:
    “Tudo que termina com ‘agem’ é bobagem. Voltagem? Diferença de potencial elétrico. Amperagem? Corrente elétrica. Cubagem? Volume. Metragem? Área. Litragem? Volume. VIu? Tudo que termina com ‘agem’ é bobagem”.
    Só não se enquadra nos ‘agem’ o clássico (e popular) “fundura” para profundidade.
    Mas isso já está virando um problema para o pessoal da Letras! (risos)
    Grande abraço, Mestre Lang!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *