X

Teste sobre a forma da Terra!

Qual das figuras abaixo melhor representa o formato da Terra?

formatos_terra

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Qualquer das opções, exceto a alternativa “a”, é uma péssima representação em escala do formato da Terra.

O achatamento da Terra é muito pequeno conforme a previsão teórica de Newton, corroborada espetacularmente após sua morte pelas Expedições Geodésicas Francesas na terceira década do século do século XVIII. Os franceses fizeram as primeiras medidas precisas do achatamento da Terra medindo um grau do meridiano terrestre na Lapônia e no Equador. Os resultados que então obtiveram (transpostos para o Sistema Internacional de Unidades de Medida) resultaram em que o raio polar da Terra era  apenas 33 km menor do que o raio equatorial. A previsão teórica de Newton era de 26 km para tal diferença.

As medidas atuais levam a uma diferença de 21,4 km entre o raio equatorial e o raio polar. Tal diferença representa apenas uma parte em 300 do raio equatorial (ou do raio polar) da Terra.

A opção “a” apresenta um figura que tem 93 pixels como a extensão do raio equatorial. O raio polar deveria então ter 92,7 pixels para que a representação conservasse a verdadeira proporção entre ambas as dimensões. Por razões óbvias tal é impossível de ser representado! Ou seja, nesta escala em que a figura da Terra se encontra na opção a), os dois raios são iguais. Daí decorre que as opções “b” e “c” são péssimas representações em escala da real forma da Terra já que apresentam um notável achatamento polar.

As irregularidades no relevo da Terra, tomando como extremos o topo do Everest e o fundo da fossa oceânica das Marianas, por coincidência resulta também em cerca de 20 km. Portanto tal diferença é muito semelhante à discrepância entre os raios polar e equatorial da Terra, levando a que a figura “d” seja, portanto, uma péssima representação em escala da real forma da Terra. Entretanto esta última figura está disseminada equivocadamente na internet como representando a forma da Terra. Para maiores informações sobre a real interpretação desta última figura consulte a postagem O formato da Terra.

A célebre foto da Terra vista do espaço de 1972 (apresentada na figura abaixo) portanto reproduz com precisão tudo o que já sabíamos sobre a forma da Terra desde Newton.

terra

Finalmente é importante destacar que as coisas redondas que conhecemos no nosso cotidiano (bolas, balões, …) se afastam mais de uma esfera, seja por achatamento ou por irregularidade em sua superfície, do que o nosso planeta. A Terra, considerando-se o achatamento e o relevo, aproxima-se mais de uma esfera do que as bolas oficiais da FIFA! Vide mais em Afinal qual é a forma da Terra?

Vide a palestra SOBRE A FORMA DA TERRA e o artigo publicado na revista Física na Escola da Sociedade Brasileira de Física: Sobre a forma da Terra.

Outras postagens relacionadas com o tema:

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 10214.


2 comentários em “Teste sobre a forma da Terra!

  1. JOSE CARLOS SOUSA disse:

    TENHO UM AMIGO QUE TEIMA E ACHA QUE A TERRA É PLANA. NÃO TEM COMO DIZER A ELE, QUE A TERRA TEM UM FORMADO ESFÉRICO, COM POUQUISSIMO ACHATAMENTO NOS POLOS.
    PORQUE, EXISTEM PESSOAS QUE ASSEGURAM QUE A TERRA É PLANA?

    • Fernando Lang disse:

      A ideia da Terra Plana ressurgiu no século XIX com Samuel Rowbotham e sua motivação era religiosa fundamentalista. Hoje seitas religiosas fundamentalistas alegam que a Terra é plana pois assim estaria escrito na Bíblia. Ou seja, a motivação é uma reacionária e retrógrada concepção religiosa. Vide as postagens sobre a esdrúxula e anacrônica Terra Plana em Mítica Terra Plana.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *