X

Teste da vassoura: sem explicação?

Professor Lang

Viralizou nas redes sociais o “teste da vassoura”, no qual uma vassoura é posta em pé. A matéria do “O Povo” –  Vassoura – afirma:    Polêmica envolve uma suposta afirmação da NASA, segundo a qual a rotação da terra em fevereiro permitiria que todas as vassouras do mundo ficassem em pé.

A reportagem termina dizendo: No entanto, não há informações comprovadas até o momento e também não surgiu nenhuma outra explicação científica que justifique a permanência do artefato de limpeza em posição vertical sem a interferência de terceiros.

O sr. poderia dar uma explicação? Eu testei e realmente a vassoura ficou de pé. Não tem relação com o centro de gravidade?

Agradeço antecipadamente.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang

É lamentável que um repórter diga uma bobagem como esta: “não surgiu nenhuma outra explicação científica que justifique a permanência do artefato de limpeza em posição vertical sem a interferência de terceiros.”

A condição de equilíbrio para um corpo apoiado sobre uma superfície é que uma vertical que passe pelo seu centro de gravidade (CG) intercepte a superfície na região de contato. A figura 1 representa tal possibilidade para uma vassoura apoiada sobre suas cerdas em contato com o chão horizontal.

A vassoura da foto na figura 3 tem comprimento de 1,3m e o seu centro de gravidade (CG) situa-se a cerca de 0,4m da extremidade com cerdas. A figura 2 indica que a condição de equilíbrio estável está preenchida mesmo quando o cabo encontra-se um pouco inclinado (situações A e B). Entretanto se a vertical que passa pelo CG intercepta o chão fora do contato com as cerdas da vassoura (situação C), ela tombará.

Assim sendo nada há de misterioso ou excepcional no “teste da vassoura”  (figura 3). Ele apenas exemplifica o equilíbrio conforme já o compreendia Arquimedes no século III a.C.. No livro do Prof. André K. Assis, disponível em “Arquimedes, o centro de gravidade e a lei da alavanca”, encontram-se outras situações interessantes sobre equilíbrio, uma delas apresentada em uma postagem do CREF: Por que uma pessoa encostada de costas para uma parede não consegue se curvar para frente sem cair?

 

Acesse também os seguinte vídeos: Prof. Henrique Goulart, Prof. Douglas Gomes.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


3 comentários em “Teste da vassoura: sem explicação?

  1. Carlos Pinent disse:

    Meu caro Fernando,
    Achei muito engraçada essa brincadeira, mas é preciso destacar que não foi o Correio do Povo quem publicou a notícia viralizada e sim um tal jornal eletrônico “O Povo”. Considerei uma brincadeira porque ninguém jamais tenta botar uma vassoura em pé, ela sempre está apoiada numa parede ou guardada num armário (ou atrás da porta, quando se quer que uma visita indesejada vá logo embora). Achei engraçado porque envolveu até a NASA, que não tem nada a ver com isso. Silvia (minha esposa para quem não sabe), curiosa, logo correu até a dispensa e fez o teste: obviamente a vassoura ficou em pé, como atesta a foto abaixo. Enfim, tua resposta foi muito didática, parabéns!
    Carlos
    Prof. Dr. Carlos Eduardo da Cunha Pinent
    Professor aposentado.

  2. Matheus disse:

    Nesse caso, quando o senhor fala em uma vertical, nesse e em todos os casos será sempre a componente peso?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *