X

Temperatura do corpo humano durante uma descarga elétrica

A quantos graus Célsius atinge a temperatura do corpo humano ao sofrer uma descarga elétrica de 13.000 volts?

Pergunta originalmente feita em
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AstIvHLC7c2g.l_8ateq7CzJ6gt.;_ylv=3?qid=20100210170728AAQ4pYv&show=7#profile-info-ibF7Gjl8aa

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Quando no laboratório de Física fazemos demonstrações com um gerador de Van der Graaf, cuja tensão chega a mais de 100.000 V, e recebemos uma descarga elétrica do gerador, quase nada nos acontece (exceto um pequeno “beliscão”). Há pouca energia liberada nessa descarga, apesar da altíssima tensão (“voltagem”).

A tensão não nos informa sobre a energia liberada e portanto a pergunta de fato não tem uma única resposta. Caso a tensão fosse constante durante a descarga, ou permanecesse elevada durante um tempo razoável, os efeitos seriam desastrosos para o nosso corpo. Entretanto não há condições de avaliar a temperatura que alguma parte do corpo atingiria pois essa dependerá de inúmeros fatores. Para exemplificar lembremos a história de uma das primeiras execuções na cadeira elétrica. Como os eletrodos de alta tensão conectados ao corpo do executado não tinham bom contato com o corpo (depois dessa execução as partes do corpo em contato com os eletrodos passaram a ser tratadas com uma solução salina para melhorar o contato), a descarga de alta tensão dissipou muita energia naquela região de contato, queimando a pele e a carne. As testemunhas da execução relataram que a sala ficou impregnada do cheiro de carne queimada e o executado teve uma morte lenta e dolorosa.Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2401.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *