X

Sobre a forma e o brilho da Lua

Bom dia . Gostaria de um esclarecimento para mim entender os diferentes formatos do brilho da lua conforme suas fases. A pergunta chave é a seguinte: A Lua é uma esfera ? ou um disco? Ou se é uma esfera só a metade dela seria como um espelho?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A forma da Lua é aproximadamente esférica. Tal conhecimento é muito antigo e remonta a séculos antes de Cristo. Com Galleu em 1610, a partir de suas observações astronômicas com seu telescópio, aprendeu-se que a Lua tem relevo, apresentando montanhas, vales, planícies, “mares”, … . Sobre tais observações galileanas vide A mensagem das estrelas.

Toda a superfície da Lua pode refletir a luz solar e de fato o faz quando iluminada pelo Sol. Desta forma a luz proveniente da Lua é luz solar parcialmente refletida de forma difusa. O albedo (este é o termo técnico para a radiação solar refletida por qualquer corpo celeste) médio da superfície Lua não ultrapassa 13% da luz solar que sobre ela incide (vide mais em albedo_lunar). Portanto a superfície da Lua é um “espelho” ruim pois reflete muito pouco e de forma difusa a luz do Sol.

As fases da Lua decorrem de que a posição do Sol em relação à Lua para nós na Terra se altera ao longo do mês lunar, modificando a parte da esfera lunar que está sendo iluminada. Na lua cheia o Sol ilumina totalmente a parte da Lua que enxergamos. Nas fases crescente e minguante (vide a foto abaixo feita ao amanhecer por Audemário Prazeres do dia 19/03/2017 quando a Lua estava em quarto minguante) apenas partes iluminadas da Lua são visíveis da Terra. Na lua nova a face oculta da Lua para nós é a porção iluminada e portanto não vemos a Lua; ela se encontra no céu durante o dia mas não à noite.

A iluminação de uma lua cheia elevada, quando então observamos sua máxima iluminação,  no céu limpo é aproximadamente 0,3 lux enquanto que o Sol nas mesmas condições produz uma iluminação de 130.000 lux (vide mais sobre tema em stjarnhimlen). Portanto a iluminação produzida pela Lua na fase cheia representa em ordem de grandeza cerca de um milionésimo da iluminação do Sol.

Se a superfície da Lua fosse tão refletiva quanto um bom espelho, teríamos em noites de lua cheia um brilho que lembraria o Sol durante o dia.

Sobre as fases da Lua:

1 –Lua.  2 – Fases da Lua. 3 – CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS FASES DA LUA. 4 – As Variações dos Intervalos de tempo entre as fases principais da Lua.

Postagens no CREF sobre a Lua: Lua.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


4 comentários em “Sobre a forma e o brilho da Lua

  1. walternei disse:

    Agricultores costumam dizer que existe época de plantar, cortar madeira, etc. baseado na fases da lua, e este conhecimento afirma que deve fazer no ¨escuro¨.
    Que fase da lua representa esta afirmação?

  2. jamille disse:

    Boa tarde. Eu sei que a lua é aproximadamente uma esfera, mas como eu posso provar essa afirmação?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *