X

Seria a gravidade seletiva como disse um aloprado da Terra Plana?

Os terraplanistas estão dizendo que a gravidade teria que ser seletiva para deixar o oceano grudado no globo e não puxar as nuvens para baixo. Como a gravidade pode levar as nuvens de oeste para leste, fazendo-as acompanhar a rotação da terra, e não puxá-las para baixo?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Os terraplanistas de um modo geral são analfabetos científicos que se recusam a tentar aprender um pouco de ciência pois temem que o conhecimento científico interfira com sua fé religiosa. Terra Plana é uma concepção da Idade do Bronze, revivida no século XIX por um fundamentalista religioso chamado Samuel Rowbotham (1816–1885). Terra Plana somente prolifera nas redes sociais graças a convicções religiosas mais anacrônicas e esdrúxulas do que as que vigiam no século XVI. É sempre bom lembrar que os geocentristas que se contrapunham a Copérnico não tinham dúvidas de que a Terra é esférica.

Se pudéssemos “desligar” a gravidade na Terra, todos os objetos que estão em repouso no sistema de referência da Terra manteriam sua velocidade atual (em relação a um sistema de referência inercial e externo à Terra) e se moveriam em linha reta. Tal não acontece pois os corpos são puxados em direção à Terra  (perpendicularmente à superfície do geoide), mudando a cada momento a direção do seu movimento. Vide Rotação da Terra e centrifugação.

É importante notar que todos os corpos são puxados para baixo em direção à Terra por uma força gravitacional cuja intensidade é proporcional à massa de cada corpo; entretanto o movimento de um corpo não depende apenas da gravidade mas de todas as ações exercidas sobre ele.

A expressão “água grudar na bola” é completamente sem sentido, denotando outra vez o analfabetismo científico que caracteriza os terra-chatos. Água até pode grudar em bolas por interações eletromagnéticas de adesão da água com a superfície do corpo em contato com ela. Aliás, qualquer terra-chato pode sentir que água  gruda em bolas ?? e na sua pele quando se molha. Entretanto tal adesão nada tem a ver com a gravidade.

A propósito das nuvens, de elas caírem ou não, recomendo a consulta da postagem Nuvens não são massas de vapor?

Para rir com as besteiras dos terraplanistas vide o vídeo Água grudando no domo da TP!

Este vídeo deixou os terra-chatos furiosos: Me mostre a bola molhada giratória.

Sobre a esdrúxula e anacrônica Terra Plana vide todas as postagens em Mítica Terra Plana.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 661.


Um comentário em “Seria a gravidade seletiva como disse um aloprado da Terra Plana?

  1. vitor disse:

    Por Athena! O penamento de algumas pessoas ficou preso em um passado imemoriável da história. Com a física do ensino médio e um pouco de reflexão é possível refutar toda essa teoria de gravidade seletiva. Primeiro de tudo, como foi dito, gravidade não é a única força que atua nos corpos sobre a terra. Essa suposição pode até ser usada com alguma precisão para explicar o porque de um oceano não sair voando. No caso das nuvens, a coisa é bem diferente. A atmosfera é uma camada não uniforme de gás. Em pontos diferentes encontramos características diferentes. Tomemos a temperatura com referência, isso é o bastante refutar o argumento terra-planista. Cada região da atmosfera possui temperatura diferente, por diversos fatores, tais como a radiação solar, e essa variação não é pequena. Como consequência, a densidade da atmosfera não é uniforme. Não sendo uniforme a densidade, a pressão também não é uniforme, porque as massas de gás estão distribuídas de forma desigual. É essa diferença de pressão que faz com que massas de ar se desloquem. A gravidade não puxa as nuvens pra trás porque a direção do vetor aceleração gravitacional é sempre orientado para o centro da Terra (isso é básico!). Isso é o mesmo que perguntar por que uma pessoa fazendo caminhada matinal não é puxada para trás pela força gravitacional (não faz o menor sentido). Tudo isso que eu disse é chamado de corrente de convecção, um fenômeno natural e corriqueiro. É um modelo que explica o movimento do ar que sai do ar-condicionado, um café fervendo na chaleira e as correntes marítimas. Nem precisa muita inteligência pra entender, basta um pouco de boa fé!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *