X

Seção do Condutor Neutro

Boa tarde! bastante das minhas dúvidas em relação a área elétrica foram tiradas através desde site. Poderiam me ajudar com mais 1 dúvida por favor? Segundo a NBR 5410, posso diminuir a seção do condutor neutro em circuitos trifásicos de acordo com alguns critérios, porém na norma não me diz o porque posso fazer isso. Teriam essa resposta? Obrigado.

Respondido por: Prof. Renato Machado de Brito - Escola de Engenharia da UFRGS

Em circuitos trifásicos, quanto mais equilibradas forem as cargas, menor será a corrente no condutor Neutro. Matematicamente isto pode ser explicado.

Basta imaginar que se as correntes que circulam pelos condutores denominados de Fases (RST) forem de igual amplitude e defasadas de 120 graus, a soma das mesmos seria zero! Idealmente então a corrente no Condutor Neutro seria nula.

Na prática, para detectar o desequilíbrio de cargas numa rede trifásica, mede-se a corrente no condutor Neutro. Quanto maior a corrente no Neutro, maior será o desequilíbrio das fases. Então, na instalação de equipamentos trifásicos, que tenham por natureza construtiva, equilíbrio de carga (por exemplo cargas como motores de indução trifásicos, fornos elétricos trifásicos, etc.) pode-se reduzir a bitola do condutor neutro, conforme recomenda a NBR5410.

Nestes casos o Neutro será apenas um condutor destinado a conduzir de volta para a fonte de energia os pequenos desequilíbrios que podem ocorrer. Muitas vezes, em alguns circuitos elétricos industriais, existem sensores de desequilíbrio das correntes de fase. Estes monitoram a corrente no condutor Neutro. Se ela for maior do que um certo limite de tolerância, desligam automaticamente os equipamentos, evitando danos maiores, atuando assim como proteção elétrica.

Outras postagens relacionadas ao tema:

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 998.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *