X

Se não se pode colocar metal no micro-ondas como que existem fornos de micro-ondas de inox por dentro?

Se não se pode colocar metal no micro-ondas como que existem fornos de micro-ondas de inox por dentro? Não entendo quando há faíscas no micro-ondas.

Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O metal reflete ondas eletromagnéticas, em particular as micro-ondas. As paredes do forno, bem como a tela na vidraça da porta, devem ser metálicas para que a radiação não escape e não esquente as paredes. Se as paredes absorvessem a radiação, além de sobrar menos energia para aquecer os alimentos, haveria um indesejável aquecimento das paredes. Desta forma não há nada estranho no fato de as paredes do forno serem metálicas (pintadas ou de aço inox) ao mesmo tempo que não se deve colocar metal para dentro do forno. Os cantos vivos do metal produzem indesejáveis centelhamentos no interior do forno.

Outras postagens envolvendo micro-ondas:

Micro-ondas do WiFi: Por que a gente não cozinha?

Superaquecimento no forno de micro-ondas!

Não seria possível aplicar a Gaiola de Faraday nos presídios para evitar o uso de celulares?

Por que a curvatura da Terra interfere no sinal de micro-ondas

“Docendo discimus.” Sêneca

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5747.


4 comentários em “Se não se pode colocar metal no micro-ondas como que existem fornos de micro-ondas de inox por dentro?

  1. Ernando Souza disse:

    A pergunta não foi respondida devidamente. Mu forno de microondas Panasonic, com grill vem com uma grelha de aço inox. Se não pode; se tem problemas de produção de centelhas, etc.; porque o fabricante nos oferece o produto?

    • Fernando Lang disse:

      Verifica no manual do equipamento em que condições a grelha pode ser utilizada.

      Continua valendo a recomendação de não colocar no forno qualquer peça metálica além daquelas permitidas pelo fabricante.

  2. ROBERTO PRADO SANTANA disse:

    NENHUMA RESPOSTA FOI SATISFATÓRIA, EXISTEM PRATOS COM COM PINTURAS DOURADAS QUE SAEM FAÍSCAS NO MICRO ONDAS, E COM CERTEZA NÃO TEM A VER COM CANTO VIVO, NO CASO DA GRELHA DE MICROONDAS, SÓ PODE SER USADA NA FUNÇÃO “GRILL” QUE NÃO USA MICROONDAS E SIM UMA RESISTÊNCIA COMO A DOS FORNOS ELÉTRICOS, EU AINDA NÃO ENTENDI A PARTE DE FORNO DE MICRO ONDAS TEREM MODELOS EM INOX , ISSO DE CANTO VIVO, NÃO PROCEDE

    • Fernando Lang disse:

      As pinturas metálicas em pratos produzem centelhamentos pois há uma descontinuidade abrupta entre a pintura e o restante do material. Os fabricantes costumam colocar uma advertência contra o uso de tais pratos em seu manuais.

      As chapas metálicas lisas são refletoras da radiação de micro-ondas e por isso são utilizadas na construção dos fornos, impedindo o vazamento da radiação para o ambiente externo. Vide mais sobre o tema dos metais no fornos em Galileu.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *