X

Se as cores primárias são três, não entendo os sete setores do disco de Newton

Professor, uma dúvida sobre cores. Ao misturamos tintas das cores primárias obteremos o preto e ao misturamos luzes das cores primárias teremos o branco, mas e o disco de Newton, que tem as sete cores e quando girado fica branco. To meio confuso a respeito das cores. O senhor poderia então esclarecer para que eu não tivesse mais dúvidas?

Outra dúvida que tenho é a razão de efetivamente não aparecer branco mas cinza.

Atenciosamente

D…

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Antes de tudo Teoria das Cores NÃO é uma teoria exclusivamente Física pois ela trata de como HUMANOS “normais” (humano “normal” aqui significa humano com visão semelhante a grande maioria dos demais humanos) PERCEBEM a radiação eletromagnética luminosa (esta objeto da Física). Portanto qualquer Teoria das Cores é uma teoria Psicofísica.

A Psicofísica é a ciência que estuda as relações entre as percepções (subjetivas) e os estímulos (objetivos).

Responderei tua questão com base na Teoria das Cores de Young e Helmholtz, estabelecida originalmente por Thomas Young no início do século XIX e aperfeiçoada meio século depois Hermann Von Helmholtz.

As percepções coloridas humanas podem ser produzida a partir da adição de três cores, cores estas chamadas então de Primárias por Adição: Vermelho, Verde e Azul. Este fato, estabelecido experimentalmente pelos dois grandes cientistas, tem uma contrapartida fisiológica, a existência de três cones na retina responsáveis por nos dar as três percepções primárias.

Uma evidência da possibilidade de se produzir uma gama enorme de cores a partir das luzes vermelha (red – R), verde (Green – G) e azul (B – blue) são as cores observadas na tela do computador. Na verdade somente existem três emissores de luz na tela, cada um emitindo uma das três cores. Uma gota d’água sobre a tela constitui-se em uma lente com enorme vergência, com poderosa amplificação, possibilitando discernir as três luzinhas primárias.

cores_prim

Assim sendo, bastaria no disco de Newton haver setores com as três cores Primárias para se produzir a percepção de branco. Nos usuais discos de Newton com sete setores coloridos há redundância pois, por exemplo, o setor amarelo (o Amarelo é denominada cor Secundária pois pode ser obtida de Vermelho com Verde) é redundante com os setores vermelho e verde e assim por diante. O disco de Newton é assim chamado pois Isaac Newton descobriu muito antes de Young e Helmholtz que a luz branca amarelada do Sol podia ser decomposta nas cores do arco-íris.

Existe um outro processo, denominado de Subtração de cores, e que dá conta, aproximadamente, do que acontece quando misturamos pigmentos. As cores Primárias (Secundárias) por Subtração são as cores Secundárias (Primárias) por Adição. De fato a mistura de três pigmentos primários gera uma cor escura, cinza de “burro quando foge”. Na prática as impressoras coloridas utilizam um quarto pigmento, o preto (representado pela letra K) e assim utilizam o sistema CMYK (C – ciano, M – magenta, Y – amarelo, K – preto).

Quanto a razão de não se ver efetivamente o branco ao olharmos para um disco de Newton em movimento está em que que o cinza é “branco fraco” (pouca intensidade das cores primárias). O disco usualmente se encontra em um lugar muito iluminado, inclusive o entorno do disco, e nossa visão não depende exclusivamente do objeto para o qual concentramos nossa atenção, dependendo também da iluminação no entorno. Devido então à iluminação da vizinhança do disco, o disco se apresenta à nossa sensibilidade como “branco fraco” (cinza). Vide mais sobre a percepção dependente do contexto em  Por que vemos objetos pretos?

Dependendo do disco, do balanço das cores no disco, da frequência de rotação do disco, também podemos perceber um cinza com tons coloridos.

O entendimento da nossa percepção de cores está tratado em diversas questões do CREF:

Como que a luz amarela é formada na tela da TV?

O amarelo da luz solar é diferente do amarelo na tela da televisão?

Diz-se que a luz do Sol é branca, mas ele sempre nos parece amarelado e até avermelhado. Por quê?

Se as cores básicas são azul, amarelo e vermelho, por que as TVs utilizam o verde?

Nem toda a cor está no espectro vísivel! Como pode ser isso?

Se eu hipoteticamente tirar a atmosfera…Como seria o céu de dia?

Cores estranhas no céu em Cambridge

As sombras coloridas com cores secundárias

As cores da super Lua

Como fazer as sombras coloridas?

Cor do céu: por que não aparece o verde?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 11649.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *