X

Se as cores básicas são azul, amarelo e vermelho, por que as TVs utilizam o verde?

Se as cores básicas são azul, amarelo e vermelho, por que as TVs utilizam o verde?

Pergunta originalmente feita em
http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira

Não podes aplicar o que conheces sobre “misturas de tintas ou pigmentos” com a “mistura de luzes” (adição ou superposição de luzes). As cores que aparecem na tela da TV são obtidas pela conveniente SUPERPOSIÇÃO e ADIÇÃO de luzes!

As cores PRIMÁRIAS POR ADIÇÃO, isto é, quando “misturamos” luzes (e NÃO pigmentos ou tintas!), são o vermelho (red – R), o verde (green – G) e o azul (blue – B. Todas as nossas sensações coloridas podem ser produzidas pela conveniente superposição dessas três luzes, originando assim o “sistema RGB”, conforme já verificou o cientista Thomas Young no início do século XIX. A luz amarela que vês saindo da tela de vídeo do computador ou da televisão por exemplo, é produzida a partir da ADIÇÃO do verde com o vermelho.

Poderás ver algumas fotografias que fiz no endereço que  segue: http://www.if.ufrgs.br/~lang/

Nas três imagens da página 4 da apresentação, verás a mesma cena iluminada respectivamente com apenas luz azul, somente luz verde e somente luz vermelha. Depois, na página 5, verás a mesma cena iluminada simultaneamente com as três luzes. Nota então que na parede atrás das garrafas, aparecem sombras coloridas com as três cores primárias (RGB) e mais as três cores secundárias (ciano, magenta e amarelo – CMY – ou y é de yellow), além do branco (obtido da superposição das três cores primárias) e do preto (região de sombra para as três fontes que iluminam a cena).

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 6220.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *