X

Sal e Gelo numa lata – Física/Química?

Olá pessoal, gostaria que alguém me explicasse o que acontece nessa experiência. Peguei uma lata de leite Ninho, flocos de gelo e sal. Coloque o Gelo e Sal dividindo-os em camadas, várias camadas de gelo e sal dentro da lata. Aconteceu que uma fina camadinha de gelo apareceu por fora da lata, um gelo branco fino ao redor da lata.

Gostaria de saber a explicação desse fenômeno.

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AgU5FhLGYBSNtPP94XAvb9PJ6gt.;_ylv=3?qid=20130128123058AAlvMxr

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Ao misturar gelo com sal de cozinha ocorre um processo que resulta no abaixamento da temperatura dessa mistura. Mesmo que o gelo seja fundente, ou seja, se encontre a 0 graus Célsius, a mistura com sal pode levar a uma temperatura inferior a – 10 graus Célsius.

Quando fizeste a mistura relatada a parede da lata foi resfriada a uma temperatura bem inferior a 0 graus Célsius, ocorrendo a seguir, a condensação da umidade do ar na superfície fria da lata. A água presente no ar então solidificou na parede da lata, recobrindo-a com uma camada de gelo a uma temperatura muito inferior a 0 graus Célsius.

“Docendo discimus.”
Sêneca

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2317.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *