X

RODA D’ÁGUA SENDO GIRADA COM SIFÃO BELL – Não existe almoço grátis na natureza!

Sifão Bell é usado na hidroponia, fazendo água circular e cair na mesma caixa.

Porque não usar para girar a Roda D’água? Motor – roda d’água – sifão bell – resultado energia para acender uma lâmpada. É possivel?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O sifão Bell apenas se constitui em um dispositivo que propicia o esvaziamento rápido de um reservatório de água que foi preenchido lentamente. É uma versão atual e tecnológica de uma interessante engenhoca conhecida na história da ciência como copo de Pitágoras representado esquematicamente na figura da WIkipedia.

A energia necessária ao funcionamento do sifão Bell, utilizado em  sistemas de hidropônicos, é originária de uma bomba hidráulica, usualmente elétrica, e, portanto o sifão somente permite o funcionamento repetido encher-esvaziar graças um aporte energético externo a ele. O sifão Bell não faz o “milagre de produzir mais energia do que recebe”. Ele somente funciona na forma pretendida pelo seu idealizador se a vazão durante o enchimento do reservatório é menor do que a vazão durante o esvaziamento do reservatório.

Fica como sugestão este vídeo muito bem feito que ilustra didaticamente o funcionamento do sifão Bell e no qual se nota facilmente de onde vem a energia que garante o funcionamento: Como funciona o sifão Bell.

Um vídeo sobre o “sonho” de produzir “máquinas maravilhosas”: Motos Perpétuos e Máquinas de “Free Energy”: não existe almoço grátis na natureza!

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *