X

Resfriando rapidamente a cerveja?

Professor Lang, recebi um vídeo, sobre como gelar cerveja, e nao cheguei a testar a ideia, mas nao consegui imaginar porque pode dar certo, o fato da pessoa usar uma panela de pressão para gelar a cerveja, de fato isso tem algum fundamento físico?

https://www.youtube.com/watch?v=D5ysoEQV-8I Ai está o link do vídeo, para o senhor entender melhor do que estou falando. Obrigada

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Quando vi o vídeo logo admiti que tal seria possível pelas seguintes razões:

A lata de cerveja será submetida a um banho térmico a zero graus pois a mistura de gelo com um pouco de água líquida leva rapidamente a água para esta temperatura, mantendo-a assim enquanto houver gelo.

As paredes da lata, por serem metálicas, permitem um ótima taxa de transferência de energia (calor) se houver diferença de temperatura entre o conteúdo externo e interno.

A agitação da panela garante que toda a superfície da lata participe das trocas térmicas e, também,  propicia que o conteúdo interno à lata esteja em contato com a parede, renovando constantemente a cerveja  que está junto da parede interna.

A água, ou a cerveja, é péssima condutora térmica e, portanto, as trocas térmicas na massa líquida ocorrem por convecção,  naturalmente devida à mudança na densidade do líquido que resfria. A agitação permite convecção FORÇADA e aí está o principal motivo para o rápido resfriamento pois as correntes de convecção resultantes das pequenas mudanças na densidade dos fluidos propiciam trocas lentas de energia. Estas trocas lentas determinam que, em repouso em um refrigerador ou freezer, o resfriamento somente aconteça em toda a massa a ser resfriada em tempos de muitos minutos.

Hoje quando cheguei de minha caminhada achei que merecia uma (ou mais) cerveja gelada.  🙂 Apesar de ter sempre muitas latas do líquido dourado no refrigerador, resolvi fazer o experimento que se vê no vídeo. Usei então duas formas de gelo, cerca de dois copos de água líquida e uma lata de cerveja de 350 mL que se encontrava a 26 graus C. Agitei durante 40 s a mistura em uma panela de pressão (na verdade qualquer recipiente hermético serve, impedindo o conteúdo de sair durante a agitação). Em seguida abri a cerveja, que espumou apenas um pouco, e medi a temperatura do precioso líquido, encontrando 7°C! Tomei uma ótima e merecida cerveja!

Sugiro que o experimento seja realizado em sala de aula com latas de refrigerante. Eu pretendo, na próxima vez que der uma disciplina de Termodinâmica, realizar muitas vezes em aula, com cerveja, o experimento para garantir uma boa replicação do resultado. 😉

NOTA: a taxa de transferência média de energia neste processo é de cerca de 700 W!!

Existe um dispositivo acessível comercialmente – Spin Chill – que permite a refrigeração rápida de bebidas.

Uma maneira inusitada de aquecer água se enecontra em Energia Mecânica e Calor

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5349.


2 comentários em “Resfriando rapidamente a cerveja?

  1. JHEIMIS ZANCHETT TENROLLER disse:

    Gostaria de saber como modelo a equação de transferência de calor que acontece quando se utiliza esse dispositivo Spin Chill, os livros geralmente não mencionam cilindros em rotação.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *