X

Reflexão associada com a refração

Sei que a toda refração há uma parcela de reflexão associada. Pode-se ou não dizer que, em uma refração, quanto maior o ângulo de incidência (quanto mais próximo do ângulo limite), maior é a parcela de reflexão?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

De um modo geral quando aumenta o ângulo de incidência da luz sobre a superfície de separação de dois meios, aumenta a refletância da superfície. Tal acontece não apenas quando a luz desloca-se de um meio mais refringente para um meio menos refringente (situação em que pode acontecer a reflexão total) mas também quando a luz vem do meio menos refringente (por exemplo ar) para um meio mais refringente (por exemplo água ou vidro).

Vou exemplificar com a luz oriunda do ar incidindo na superfície da água. Sob incidência normal apenas 2% da intensidade luminosa incidente é refletida. Ao aumentar o ângulo de indidência para 60 graus cerca de 6% da intensidade luminosa incidente é refletida, crescendo para 14% quando ângulo atinge 70 graus e 35% quando o ângulo atinge 80 graus. Ou seja, para luz rasante à superfície da água há quase que reflexão total.

Assim se entende que a luz proveniente de objetos distantes do local onde ela incide na superfície da água e, caso a superfície da água esteja calma, propicia a ocorrência de imagens semelhantes a aquelas acontecidas em um espelho plano. Registrei em um igarapé em Anavilhanas (Amazonas) belas imagens da floresta conforme a foto abaixo mostra.

Mais fotos são encontradas em  Espelho de água perfeito: quais as fotos estão invertidas?

Vide também  Por que ocorre reflexo da paisagem na superfície da água?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 761.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *