X

Questão sobre calor e variação da temperatura para duas esferas

Olá, bom dia professor. Me encontro com dúvidas sobre a relevância de uma questão que surgiu em uma postagem e gostaria de obter uma resposta de alguém gabaritado como o Sr.  A questão é a seguinte:

Duas esferas de mesma massa, inicialmente em equilíbrio térmico com o meio, mesmo material e mesmo volume recebem a mesma quantidade de calor. Só que uma está sobre uma mesa e a outra está pendurada por um fio ao teto. O ponto de contato entre o fio e a esfera é um ponto na superfície da esfera. Lembrando que foi considerado que a mesa e o fio são perfeitos isolantes nesse caso ideal, pergunta-se:

Qual bola terá a maior temperatura e por que?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Embora a diferença de temperatura nas duas situações seja difícil de ser observada, a esfera apoiada na mesa é a que apresentará a menor variação da temperatura.

As esferas, em acordo com a proposição, “recebem a mesma quantidade de calor” e se não cederem calor ao entorno, elevarão suas temperaturas.   Ao aumentar a temperatura da esfera apoiada sobre a mesa, supondo que ela aumente de volume (o que é usual mas não necessário pois existem substâncias com comportamento anômalo), o centro de massa desta esfera se eleva um pouco. Ou seja, há um trabalho da esfera contra a gravidade (e também sobre a atmosfera). Então, a variação da energia interna da esfera (em acordo com Primeira Lei da Termodinâmica), será um pouco menor do que na situação em que ela não realiza qualquer trabalho ou  que sofra um trabalho concomitante à absorção de energia do entorno (caso da esfera pendurada ao fio pois o seu centro de massa desce enquanto ela se expande).

No contexto dos gases situação análoga ocorre de maneira facilmente perceptível, quantificada nos conceitos de calor específico à volume constante e à pressão constante. No segundo caso, quando a pressão é constante, o gás realiza trabalho concomitantemente à absorção de calor, levando a uma variação da energia interna (e da sua temperatura) sensivelmente menor do que à volume constante (quando então não há realização de trabalho sobre o entorno).

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Um comentário em “Questão sobre calor e variação da temperatura para duas esferas

  1. Kaique Fernandes disse:

    Muito obrigado professor. Depois cheguei a equacionar essas situação que me explicou e realmente mostra a diferença teórica. Mas acredito que a observação experimental seja um tanto difícil.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *