X

Questão 54 do ENEM 2012

A questão que segue consta na Prova Azul e pode ser encontrada em

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_sab_azul.pdf

Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s. Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo.

Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamemente,

A) maior que 25 cm e maior que 1,0 m/s.

B) maior que 25 cm e igual a 1,0 m/s.

C) menor que 25 cm e menor que 1,0 m/s.

D) menor que 25 cm e igual a 1,0 m/s.

E) igual a 25 cm e igual a 1,0 m/s.

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Esta questão eu passei semanas atrás, sem lhe apontar algum problema, para uma pessoa que faz parte da equipe de revisores de questões que vão para o banco de questões do INEP. Eu não duvido da competência em Física desta pessoa em particular e apostava que ela facilmente identificaria o problema que eu já havia detectado.

A sua resposta segue abaixo em itálico.

Olhei a questão. Em termos de layout parece ok. Eu costumo checar tudo, texto, pontuação, contextualização, contas, procuro na internet detalhes mencionados, enfim, faço pente fino…

Agora vamos ao conteúdo. Se caem 2 gotas por segundo, a frequência da fonte é 2 Hz. A frequência da onda é a mesma da fonte. Ao tocar na água, a gota gera um pulso circular que anda na água. A velocidade desse pulso depende de características do meio de propagação.

Vamos aceitar que a velocidade da onda na água fornecida no texto base (1 m/s) seja plausível (agora não vou procurar isso na internet, mas se fosse a revisão real, eu procuraria esse dado; reprovei várias questões por conter dados inventados que conflitavam entre si.)

Bom, se v = 1 m/s, o outro dado fornecido no texto base (comprimento de onda igual a 0,25 m) é absurdo (grifo meu), pois não atende à equação:  v = lambda x f, deveria ser 0,50 m. Isso faria todas as alternativas serem com o valor 0,50 m e não com 0,25 m. Isso corrigido, as perguntas para o caso de f = 1 Hz seriam razoáveis e a resposta seria a letra B, pois a velocidade no meio se mantém (se as características da piscina ficam iguais) e o comprimento de onda deve dobrar pois a frequência caiu à metade.

Meu raciocínio físico está correto?

Bom, o elaborador justifica as respostas de todas as alternativas, algo que não aparece na prova, mas está no BNI para elaboradores e revisores verem. Então ele justifica porque a alternativa correta está correta e ainda justifica qual o raciocínio errado do aluno o faria optar por cada distrator.

Respondi-lhe que seu raciocino está absolutamente correto e que concordo plenamente com o ABSURDO. Ou seja, esta questão não possui resposta correta e deveria ter sido anulada.

O endereço abaixo acessa a íntegra do estudo realizado sobre as 6 questões de Física na Prova de Ciências da Natureza (2012) com sérios problemas de formulação: 

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Quest_Fisica.pdf

O endereço abaixo acessa um estudo comparativo entre o Concurso Vestibular da UFRGS e o ENEM entre 2010 e 2013 demonstrando a precariedade, a fraqueza e a iinconsistência da prova de Redação no ENEM:

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/RESULTADOS_UFRGS_ENEM.pdf

 

 

 

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4889.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *