X

Quando um objeto bóia sobre a água,as ondas passam e o levantam sem o deslocar na horizontal ?

Quero dizer que: transmitem energia sem transportar matéria, isto é, não movem, não deslocam o objeto de lugar. Há uma explicação prá isto?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AvPNAmOWT4nhZJJmDva3Qh7J6gt.;_ylv=3?qid=20081221094728AATe9FB&show=7#profile-info-J69gJJpcaa

Comentário do autor da pergunta após a resposta abaixo: Está dentro do que eu imaginava, é como se fosse o pêndulo do cuco, vai e vem; mas sempre partindo do centro. Abçs e Feliz Natal!!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira

Quando uma onda marítima, distante da região de rebentação (surf), passa por onde um objeto flutuante, o objeto oscila. A oscilação tem NECESSARIAMENTE duas componentes: uma componente transversal, isto é, perpendicular à direção de propagação da onda e vertical; uma componente longitudinal, paralela à direção de propagação da onda.

Ou seja, enquanto a onda se propaga, o objeto sobe e desce, avança e recua. Depois que a onda passou, o objeto recupera seu estado original, ou seja, o objeto não é transportado pela onda. A onda propaga energia cinética e potencial sem transportar matéria. As ondas marítimas, contrariamente às ondas sonoras e ondas transversais, transportam energia potencial gravitacional e por isto são denominadas ONDAS DE GRAVIDADE (“gravity waves”) enquanto as ondas que transportam energia potencial elástica são denominadas ONDAS ELÁSTICAS.

Para maiores detalhes vide o nosso artigo, intitulado “A propagação das ondas marítimas e dos tsunami” em http://www.if.ufrgs.br/~lang/Ondas_tsunami.pdf

Outras questões relacionadas com esta:

http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=104

http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=184

http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=314

http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=459

 

 

 

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1314.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *