X

Qual o sentido do atrito em um rolamento?

Estou tendo dificuldade de entender para qual lado a força de atrito age quando um objeto está rolando.

Em exemplos no livro do Halliday a fat está para a direita quando o movimento é para a direita, mas tem alguns exercícios que o meu professor passou em sala de aula que o atrito é para a direção contraria do movimento de rolamento.

Existem 2 tipos de atrito?
Quando eu sei qual usar?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AsuPluIy9hn3wWqWG9o5RGXJ6gt.;_ylv=3?qid=20121204053934AAPqpCt

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A tua dúvida é a de muitos alunos que conheço. 😉

Responderei imaginando que estás te referindo a rolamento SEM deslizamento ou rolamento puro. Neste caso, havendo força de atrito é necessariamente uma força de atrito estático, cujo valor é menor ou no máximo igual ao coeficiente de atrito estático multiplicado pela intensidade da força normal na região de contato.

O procedimento UNIVERSAL, válido para qualquer situação com atrito estático e não apenas no rolamento, para determinar a orientação da força de atrito estático é o seguinte: 1 – Elimine mentalmente todo e qualquer atrito na região em pauta. 2 – Determine então, sem atrito, como seria o movimento relativo na região de contato. 3 – A força de atrito que efetivamente existe tem sentido contrário ao movimento relativo estabelecido no item 2.

Nem sempre é possível, qualitativamente, sem fazer cálculos, efetivar o item 2 e, portanto, poderá em muitas situações a resposta não ser imediata. Entretanto, na maioria ads situações que aparecem nos livros de Física o procedimento resulta em resposta imediata.

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2812.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *