X

Qual é o metal usado para resistência de chuveiros, ebulidor, secador de cabelo?

Qual é o metal usado para resistência de chuveiros, ebulidor, secador de cabelo?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Comentário do autor da pergunta após a resposta abaixo:
Prof Fernando. Obrigado pela excelente resposta. Seu grau de conhecimento e explanação foram suficientes para meus estudos. SUCESSO. Obrigado Emilio.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Para construir uma “resistência” de chuveiro, ebulidor, secador de cabelo se deve usar uma liga metálica com alta resistividade quando comparada à resistividade do cobre, do alumínio ou mesmo do ferro e que suporte operar em temperaturas elevadas, da ordem de 1000 graus C.

Outra característica desejável para tais materiais é que a resistividade varie pouco com a temperatura.

Exemplificarei com uma destas ligas, o nicromo (15%-25%Cr, 19-80%Ni, sendo o restante Fe), comparando com o cobre. Imaginarei dois fios com a mesma grossura, um de nicromo e o outro de cobre. Para que os dois fios tenham a mesma resistência elétrica, o fio de cobre tem que ser cerca de 65 vezes mais comprido do que o de nicromo na temperatura ambiente. Adicionalmente a resistência elétrica do cobre tem uma variação cerca de 10 vezes maior do que a resistência de nicromo para a mesma variação de tempertura.

Pelo grande comprimento que um fio de “resistência” deveria ter se fosse de cobre em um ebulidor, por exemplo, torna-se inviável construir um ebulidor de cobre.

Adicionalmente o ponto de fusão do cobre é cerca de 1100 graus C e o do nicromo 1400 graus C, portanto a liga de nicromo pode operar em temperaturas mais altas do que o cobre.

Vide também  Ainda o metal para resistência elétricas! e  Resistências elétricas de chuveiros e secadores

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 39754.


2 comentários em “Qual é o metal usado para resistência de chuveiros, ebulidor, secador de cabelo?

  1. Rafael disse:

    É sobre a oxidação desta liga que compõe as resistências elétricas de chuveiro? Já que ficam em contato constante com a água, também tem que guardar características resistência a oxidação como o cobre e o alumínio. Por exemplo, se eu precisar usar um arame para uma bóia de caixa d’água, o arame recomendado seria cobre, alumínio ou poderia usar outras opção como a liga das resistências quando queimadas visando reaproveitamento.

  2. Flavio Reti disse:

    Ótima explicação, valeu

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *