X

PRINCÍPIOS em FÍSICA: induzidos ou deduzidos?

Fernando, Como se chega a um princípio? Se tens um texto sobre isso, melhor… Com certeza a entropia (e Segunda Lei da Termodinâmica) é uma definição de uma utilidade fantástica e que conta com um peso de evidências avassalador. Apenas gostaria de saber se ela é deduzida ou induzida. GG

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Caro GG

A proposição de um PRINCÍPIO pode ser inspirada (o que é muito diferente de INDUZIDA no sentido da LÓGICA INDUTIVA do Rudolf Carnap ou de empiristas anteriores e posteriores) pela empiria ou por qualquer outra fonte, inclusive a intuição interna (não vinculada diretamente à empiria), a estética e a metafísica. Vide por exemplo O planeta Terra é o centro do universo?

De fato a gênese das DESCOBERTAS CIENTÍFICAS pode ser e é um tema interessante, sobre os quais historiadores, psicólogos, sociólogos e epistemólogos buscam compreensão. Entretanto a proposição das LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS possui componentes de caráter criativo, intuitivo, sócio histórico, construtivo.

popper

Não existe uma fonte privilegiada  – por exemplo a experiência para os EMPIRISTAS ou a intuição interna para os RACIONALISTAS – que deva ser o ponto de partida na formulação do conhecimento científico. Vide mais REALISMO CRÍTICO.

Sabemos agora que a ciência não pode se desenvolver apenas a partir do empirismo; nas construções da ciência, precisamos da invenção livre, que só a posteriori pode ser confrontada com a experiência para se conhecer a sua utilidade. Este fato pode ter escapado às gerações anteriores, para as quais a criação teórica parecia desenvolver-se indutivamente a partir do empirismo, sem a criativa influência de uma livre construção de conceitos. Quanto mais primitivo for o estado da ciência, mais rapidamente pode o cientista viver na ilusão de que é um empirista puro. No século XIX, muitos ainda julgavam que a regra fundamental de Newton “hypotheses non fingo” devia constituir a base de toda a ciência natural saudável.  (Einstein)

Mais sobre o tema podes encontrar em

A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE KARL POPPER: O RACIONALISMO CRÍTICO disponível no ResearchGate
A METODOLOGIA DOS PROGRAMAS DE PESQUISA: A EPISTEMOLOGIA DE IMRE LAKATOS  disponível no ResearchGate
A TEORIA DO CONHECIMENTO DE KANT: O IDEALISMO TRANSCENDENTAL  disponível no ResearchGate
TRÊS EPISÓDIOS DE DESCOBERTA CIENTÍFICA: DA CARICATURA EMPIRISTA A UMA OUTRA HISTÓRIA  disponível no ResearchGate

Abraços

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1871.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *