X

Por que os condutores têm que possuir cargas livres?

Oi. Eu gostaria de saber por que para conduzir eletricidade é necessário que o material condutor tenha cargas livres? Por exemplo: na pilha tem um polo que tem mais elétrons e outro que tem menos. Então no caso o que acontece é o seguinte: os elétrons a mais do polo negativo vão para o polo positivo. Mas se for assim não tem necessidade da existência de cargas livres no material condutor. Porque a eletricidade seria conduzida pelos próprios elétrons da pilha. Então para que servem essas cargas livres? E porque elas necessitam existir?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Os excedentes de carga nos terminais de uma fonte  são responsáveis pelo campo elétrico que exercido sobre as cargas livres de um condutor (por exemplo, os elétrons em condutores metálicos ou os íons positivos e negativos em um condutor iônico) originam a corrente elétrica. As cargas livres em movimento de deriva (corrente elétrica) em um condutor NÃO são fornecidas pela fonte. A fonte fornece o campo elétrico que coloca as cargas livres em movimento de deriva. Portanto para haver corrente há que se conectar aos terminais de fonte um condutor.

Vide também O entendimento completo do circuito elétrico  e A razão do “esquecimento” do campo externo aos condutores com corrente elétrica.

“Docendo discimus.” Sêneca

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1460.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *