X

Por que eu não noto mudanças no meu peso devido à gravidade do Sol?

Prezado Fernando.

Gostaria de saber porquê que em uma Terra esférica com forte influência gravitacional do Sol, o meu peso a noite é o mesmo peso pela manhã? Já que a pela manhã a força gravitacional do Sol está atenuando a força gravitacional da Terra em relação a mim. Já a noite as forças se somam. No entanto esse efeito não é percebido, a menos que esteja equivocado.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Para começar a influência gravitacional (a força gravitacional) do Sol sobre um objeto na superfície da Terra é cerca de 2 milésimos da força da Terra sobre o mesmo corpo. Adicionalmente, os efeitos da força gravitacional do Sol acontecem sobre a Terra e sobre qualquer objeto na Terra. Ou seja, no sistema de referência da Terra é (quase) imperceptível a mudança de peso de um objeto por decorrência da ação gravitacional do Sol não apenas porque ela é pequena frente aos efeitos gravitacionais (aceleração) do nosso planeta sobre corpos em sua superfície mas também porque os efeitos solares são (quase) iguais sobre todos os corpos na Terra.

Rigorosamente há um pequeníssimo efeito residual da gravidade solar na Terra que possui consequências perceptíveis: as marés.

As forças de maré sobre corpos na Terra, sejam as solares ou as lunares (que é cerca do dobro das solares devido ao fato que a Lua está muito mais próxima de nós que o Sol), perfazem no máximo dez milionésimos da força gravitacional da Terra sobre os mesmo corpos. Entretanto como as forças de maré variam de um ponto para o outro da Terra, acabam produzindo pequenas deformações (pequenas quando comparadas ao raio da Terra) nas a águas oceânicas. Os detalhes quantitativos das forças de maré podem ser encontrados no meu artigo de 2003 –  MARÉS, FASES PRINCIPAIS DA LUA E BEBÊS – disponível no Research Gate.

Ou seja, para detectares mudanças no teu peso por efeitos gravitacionais do Sol (ou da Lua) deverias te pesar em um instrumento capaz de registrar forças que diferem em no mínimo uma parte em dez milhões. E entre os dois momentos (separados por cerca de 6h) absolutamente nada deve influenciar a tua massa. 😉

Este tema já foi abordado em outras postagens do CREF, por exemplo, Efeito do campo gravitacional do Sol na Terra ou Por que não sentimos o movimento da Terra em relação ao Sol?

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *