X

Por que devemos pegar uma garrafa de cerveja pela parte mais fina para ela congelar?

Por que devemos pegar uma garrafa de cerveja pela parte mais fina para ela congelar?

Pergunta originalmente feita em
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Atlks8iejGfzQxx2.uc76rrJ6gt.;_ylv=3?qid=20080821113801AA5eKHA&show=7#profile-info-J1E61iyNaa

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira

Um líquido pode ser resfriado abaixo do seu ponto de solidificação sem efetivamente solidificar, cristalizar. Essa possibilidade é denominada de superfusão ou super-resfriamento.

Por exemplo, se a água por lentamente resfriada, pode-se chegar a temperaturas muito inferiores a zero graus Celsius com a água ainda no estado líquido. No meu artigo, referido abaixo, poderás ver tiossulfato de sódio em estado superfundido, isto é liquido a 37 graus Celsius quando a sua temperatura de solidificação é cerca de 47 graus Celsius. Quando um líquido superfundido é perturbado, ele imediatamente congela. Vide também Superfusão: substância no estado líquido abaixo do ponto de solidificação!

Ora, a cerveja muito gelada pode estar super-resfriada. Se tal acontecer, ao perturbá-la, seja no ato de pegar a garrafa, ou seja depois, quando a garrafa é aberta e a cerveja é vertida em um copo, ela congelará. Ou seja, se pegares uma garrafa de cerveja superfundida com cuidado, pelo gargalo poderá que ela não congele. Mas se realmente estiver superfundida, parte da cerveja congelará ao abrir a garrafa e servir a cerveja.

Veja o meu artigo em Superaquecimento_superfusao.pdf

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4174.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *