X

Por que a lua da Terra não gira p vermos o outro lado?

Hoje em dia devido a teoria da conspiração a lua (“satélite natural da Terra”) está em “cheque”.
1 – astronauta que esteve na lua afirmou que o módulo lunar ao tocar no solo da lua emitiu um som de esbarro tipo; metal com metal dando a impressão de que ou ela é oca ou artificial ou as duas coisas.
2 – o mais curioso é o fato de a lua não girar em torno de si mesma.
3 – estudiosos afirmam que há ruínas, vestígios de que alguém já este lá antes dos astronautas da NASA.
e agora? seria a lua natural ou artificial? por que ela não gira em torno de si?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A rotação da Lua em torno de seu eixo tem o mesmo período que a translação da Lua em torno da Terra, cerca de 27 dias.

A “sincronização dos dois movimentos” é bem entendida quando tratamos um “sistema de dois corpos” interagindo também por forças de maré. Devido às forças de maré a Terra está perdendo quantidade de movimento associada ao seu movimento de rotação diário mas, se modelamos o sistema Terra-Lua como um sistema (quase) isolado, dado que a quantidade de movimento angular total do sistema deve ser conservada, a quantidade de movimento angular orbital da Lua aumenta e ela se afasta da Terra. Este afastamento pode ser estudado experimentalmente graças aos retrorrefletores (figura abaixo) deixados em 1969 pela missão Apollo 11 e posteriores para a Lua. Vide Lunar Laser Ranging experiment.

Na Lua também acontecem forças de maré devidas à Terra (mesmo que ela não tenha mares de fato) em sua parte sólida. As forças de maré na Lua retardaram o seu movimento de rotação em torno de seu eixo pois no passado a Lua girava com um período menor do que 27 dias enquanto se trasladava em torno da Terra também com um período menor mas ambos diferentes entre si. Ou seja, a sincronização que hoje se observa para os dois movimentos da Lua não é acidental mas foi propiciada pelas força de maré da Terra sobre ela.

Se o sistema Terra-Lua fosse de fato um sistema isolado, em um futuro distante todos os movimentos estariam sincronizados, isto é, a Lua se trasladaria em torno da Terra e giraria em torno de seu eixo em cerca de 50 dias. Neste futuro distante a Terra giraria em torno de seu eixo com um período igual aos outros dois, portanto o dia na Terra duraria cerca de 50 dias atuais. Neste futuro distante a Terra exibiria também a mesma face para a Lua e a Lua seria um satélite geossíncrono.

A conclusão final para a tua pergunta é que a sincronização que vemos hoje nos movimentos da Lua decorre de estritas leis mecânicas vigorando no sistema.

Vide também Como é possivel que a Lua mostre sempre a mesma face para a Terra?

“Docendo discimus.” Sêneca

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 12008.


Um comentário em “Por que a lua da Terra não gira p vermos o outro lado?

  1. Cláudio Luiz Sampaio disse:

    Acho que compreendi porque a resposta para “A LUA GIRA EM TORNO DO SEU PRÓPRIO EIXO” veio me responder porque o sincronismo entre ela e a terra faz com que ambas tenham velocidades iguais na rotação e na translação da mesma.Por analogia é o mesmo que uma pessoa girar para um lado e outra acompanha-lo neste giro tanto na rotação quanto no deslocamento da translação.Visto da terra com o sincronismo é claro que ela não terá giro em seu eixo senão veríamos o outro lado.É uma mecânica de movimentos sincronisados.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *