X

Podemos esterilizar alicate de cutícula na panela de pressão?

Gostaria de sabe …n tenho uma autoclave se eu esterilizar minhas alicate de cuticula na panela de pressão tem o mesmo efeito a qualidade podemos considerar a mesma???desde ja agradeço a atenção!!!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Em uma panela de pressão a pressão máxima absoluta é cerca de 2 atm ou 1 atm de pressão manométrica. A água nesta pressão entra em ebulição a cerca de 120 graus C e portanto, havendo água líquida no interior da panela (que é o usual pois uma panela de pressão NUNCA deve esgotar o estoque de água liquida) não ultrapassará tal temperatura.

Uma autoclave pode operar com pressões absolutas maiores do que 2 atm (pressões manométricas maiores do que 1 atm), atingindo temperaturas dezenas de graus célsius superiores aquela máxima ocorrida em um panela de pressão. Além disso as autoclaves operam inicialmente com pressões manométricas negativas (Pressão negativa e vácuo são a mesma coisa?) conforme o comentário abaixo.

Portanto alguns microrganismos podem resistir as temperaturas de uma panela de pressão por tempos longos e esta não pode ser usada como substituto de uma autoclave.

Outras questões relacionadas:

Como aumentar a temperatura da panela de pressão sem correr o risco de ela explodir?

Por que durante o processo de esterilização, os instrumentos são submetidos a temperaturas elevadas?

Pressão na panela

Termodinâmica: vaporização da água

“Docendo discimus.” (Sêneca)

____________________________

Comentário do Prof. Álvaro Becker da Rosa (UPF):  Apenas para contribuir, um autoclave de esterilização de câmara dupla produz uma pressão negativa inicialmente, passando a uma pressão positiva em um segundo momento. Reduzir a pressão faz com que o vapor possa penetrar em todos os cantos e dobras do material a ser esterilizado. Este ciclo é repetido algumas vezes, e o ciclo final é penas a redução da pressão, para secagem do material e posterior equalização da pressão. Para saber se o processo de esterilização foi eficaz utilizamos um teste chamado Bowie & Dick.

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 8941.


2 comentários em “Podemos esterilizar alicate de cutícula na panela de pressão?

  1. Luciane disse:

    Então a reposta é não… Não podemos usar a panela de pressão como forma de esterelização … Certo ?

    • Fernando Lang disse:

      Conforme discutido na postagem uma panela de pressão tem poder de esterilização menor do que as autoclaves requeridas na assepsia de materiais utilizados por manicures e pedicures. Portanto a resposta é negativa de fato.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *