X

Pintura de Narciso por Caravaggio

Caro Professor Fernando Lang Silveira, boa tarde.

Meu nome é Ricardo Barbosa, estou a frequentar o 1º ano do curso de História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal e estou a fazer um trabalho sobre o quadro Narciso de Caravaggio. Estava a fazer uma pesquisa sobre um pormenor que me parece ser relevante para o trabalho e li um pequeno texto do Professor (http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=21).

Não sou entendido em física, mas gostaria de colocar a seguinte questão: O reflexo na água de Narciso não tem o mesmo tamanho que o original, ou seja, o reflexo é sempre um pouco mais pequeno e afastado do original, certo? Isto acontece por causa da luz? Não acontece como num espelho em que a imagem e o original são simétricos, certo?

Pergunto isto, porque ao fazer a análise iconográfica para tentar perceber se Caravaggio usou algum critério geométrico na pintura, a imagem parece estar um pouco deslocada do original, por isso é que lembrei-me de fazer uma pesquisa nesse sentido para garantir que faz sentido referir no trabalho?

O Professor pode, por favor, ajudar-me a esclarecer esta dúvida?

Muito obrigado
Cumprimentos
Ricardo

narciso

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A superfície da água na qual Narciso se olha é um espelho plano.

A imagem conjugada por um espelho tem EXATAMENTE as mesmas dimensões do objeto, no caso Narciso.

Entretanto esta pintura retrata Narciso de um ponto em relação ao qual Narciso está mais próximo de Caravaggio do que a imagem de Narciso está de Caravaggio. De fato na pintura o tamanho do rosto do Narciso e da sua imagem são diferentes conforme as duas circunferências de mesmo raio ajudam a perceber.

narciso2

Caravaggio então ENXERGA a imagem de Narciso um pouco menor do que VÊ Narciso. O que de fato interessa para a nossa visão são os tamanhos angulares dos objetos e não as suas dimensões lineares absolutas. Objetos com tamanhos lineares iguais possuem tamanhos angulares em relação ao nosso olho diminuindo conforme estejam mais afastados. O tamanho angular de Narciso (alfa) e maior do que o tamanho angular da imagem de Narciso (beta).

narciso_

Medidas cuidadosas realizadas por mim na figura da Wikipedia que reproduz a obra de Caravaggio mostram que as dimensões da imagem de Narciso são um pouco menores do que as de Narciso. Portanto a pintura, além de ser uma BELÍSSIMA obra de arte, é consistente com a Óptica Geométrica envolvida na visão.

Como eu não dispunha de Narciso para lhe fazer uma foto, fiz a foto do Pássaro Sedento na beira do espelho.

ps

Conforme se constata a imagem registrada pela câmara fotográfica, assim como a imagem em nossa retina em tal situação, mostra que o Pássaro Sedento aparece maior do que a sua imagem virtual no espelho plano.

Outra questão relacionada com o tema:

Conjugação de imagens em espelhos planos

Outras postagens sobre Óptica Geomátrica:

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 9028.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *