X

Para que serve a potência reativa onde ela realmente é usada?

Gostaria de ter informações sobre o que é e quando ocorre a tal potência reativa em circuitos ca.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Dispositivos como capacitores e indutores, quando alimentados sob tensão alternada e ao longo de um ciclo completo, estarão necessariamente em etapas diferentes do ciclo absorvendo potência eletromagnética ou cedendo potência eletromagnética.

Desta forma a energia eletromagnética armazenada nesses dispositivos cresce (quando absorvem potência) e decresce (quando cedem potência). Devido a essa característica ‘reativa’ dos indutores e capacitores, a potência média ao longo de um ciclo completo de tensão é nula.

Os resistores não apresentam essa propriedade e sempre estão absorvendo potência eletromagnética e a dissipando por aquecimento. Ou seja, nos resistores, ao longo de um ciclo completo de tensão, a potência média resulta maior do que zero.

Em circuitos de tensão alternada onde existem capacitores e indutores em série, devido a essas características reativas, pode acontecer que a tensão eficaz sobre esses elementos seja maior do que a tensão eficaz sobre todo o circuito. Sendo mais específico, pode acontecer que em um circuito ca sob 127 V (tensão eficaz), no qual existe um capacitor em série com um indutor, a ocorrência de tensões eficazes no capacitor (ou no indutor) superiores (ou até muito superiores) a 127 V. Um exemplo sobre esta possibilidade se encontra no Apêndice I do artigo encontrado em https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n1p114 .

Vide também

Pode a tensão no indutor ser maior do que a tensão total sobre o circuito RLC em série?

Redução de consumo elétrico

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3266.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *