X

Ondas de gravidade?

Caro professor Lang Vi a sua resposta sobre a interferência destrutiva em Interferência destrutiva viola o Pr. de Conservação de Energia?  e a achei muito esclarecedora. Parabéns!

Fiquei intrigado com uma frase sua:

“E tal valeria independente da natureza das ondas, sejam eletromagnéticas, sejam mecânicas elásticas, sejam mecânicas de gravidade (ondas marítimas), …”

Eu nunca ouvi falar em ondas mecânicas de gravidade . É outra designação para as ondas marítimas? Qual a razão dessa designação? Atenciosamente Antônio

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

As ondas mecânicas transportam energia mecânica, isto é, energia cinética e energia potencial.

Em meios elásticos podem ser produzidas ondas elásticas, recebendo tal designação por  transportarem energia potencial elástica e por ser a força elástica a força restauradora.

As ondas marítimas exemplificam uma classe de ondas que se propagam na interface  de dois fluidos (ar e água) e que ao invés de transportarem energia potencial elástica, transportam energia potencial gravitacional. Neste caso a força restauradora é a força gravitacional devida ao campo gravitacional exercido sobre os dois fluidos. Por isso são designadas como ondas de gravidade (gravity waves).

Os livros de Física Geral de um modo geral somente tratam de ondas mecânicas elásticas. Por isso a nomenclatura não é do teu conhecimento.

Se quiseres te informar mais sobre ondas marítimas e tsunami acessa no Research Gate o artigo Propagação das ondas marítimas e dos tsunami.

Outras perguntas envolvendo ondas marítimas:

Tsunami são ondas gigantes? O que isso de fato significa?-  http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=104

Qual a influência da gravidade na propagação de ondas sonoras? – http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=459

Ondas marí­timas: como é produzido o SWELL? –  http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=314

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3002.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *