X

Objetos que estalam durante a noite em nossa residência

Bom dia, tudo bem? Sou HK, repórter que faz o Oráculo da revista SuperInteressante. Na publicação, respondemos (ou achamos especialistas que respondam) várias perguntas que os leitores da revista enviam. E nos enviaram a seguinte: Por que alguns objetos.  como geladeira, fogão e portas aqui de casa,  estalam à noite?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Estruturas de madeira e metal “trabalham” se dilatando e contraindo devido a diferenças de temperatura. Estruturas de madeira também “trabalham” por causa de mudanças na umidade relativa do ambiente. Aparelhos elétrodomésticos como geladeiras, por razões óbivias, se aquecem e se resfriam de maneira repetida muitas vezes ao longo de algumas horas.

Os estalos que decorrem de pequenas mudanças nas dimensões das estruturas devido a alterações da temperatura e/ou umidade são muito mais perceptíveis à noite quando o ruído de fundo é muito pequeno e, principalmente, quando estamos em estado de vigília com os sentidos aguçados. Então pode parecer que tais sons somente ocorrem à noite.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 694.

O número de visualizações referido abaixo refere-se a uma contagem iniciada em dezembro de 2017.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *