X

O que mantém os gases que compõem as nuvens juntos?

Sempre tive a curiosidade de saber o que faz com que as nuvens tenham as formas que vemos; algumas, em meu entendimento bastante rudimentar, estão sendo rasgadas pelas correntes de ventos que predominam no céu, porém outras permanecem em um aglomerado que parece não dissipável. Por serem gases as nuvens não deveriam todas serem separadas e misturadas frequentemente pelos fortes ventos acima de nós?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O primeiro equívoco do teu raciocínio é achar que nuvens seriam gasosas. Nuvens são constituídas por água liquida e/ou sólida em suspensão no ar. A propósito dessa ideia equivocada vide Nuvens não são massas de vapor?

Para que uma nuvem aconteça o vapor de água no ar deve condensar, deixando portanto de ser gasoso, e esta condensação ocorre em condições especiais preenchidas em determinadas regiões da atmosfera apenas. Outro equívoco é o de imaginar que quando vemos nuvens que aparentemente não se modificam, realmente lá naquele local nenhum processo esteja acontecendo. Nuvens são sistemas dinâmicos em constante processo.

As formas que as nuvens apresentam são variáveis e dependentes da fase líquida ou sólida, das dimensões, da quantidade e distribuição espacial das partículas de água que as constituem, bem como das correntes de ventos atmosféricos. A figura seguinte apresenta de forma esquemática os diversos tipos de nuvens e sua localização nos diferentes níveis da atmosfera. Vide  mais em nuvens.

Sobre a água nas diversas fases vide Um tema negligenciado em textos de Física Geral: a vaporização da água.

“Docendo discimus” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *