X

O CREF em um episódio do Fronteiras da Ciência na Rádio da Universidade – UFRGS

Esta postagem remete ao episódio na Oitava Temporada do Fronteiras da Ciência na Rádio da Universidade – UFRGS, intitulado “Pergunte ao Físico”, indicando também os endereços para os artigos referidos durante o programa.

cref_front_cienc

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

T08E12 – Pergunte ao Físico!

Jeferson Arenzon e Marco Idiart, ambos do IF-UFRGS, e Jorge Quillfeldt, da Biofísica, IB-UFRGS, conversam com Fernando Lang, colega do IF sobre o projeto “Pergunte ao CREF!”, que através do Centro de Referência em Ensino de Física (CREF), coleta e disponibiliza respostas a quase mil perguntas sobre física a áreas correlatas. Neste programa, algumas das perguntas mais interessantes são abordadas. Ouça o episódio em http://frontciencia.me/2q9UfSj

As postagens referidas no episódio:

1 – Conforme relatado uma mãe escreveu que  quebrou um termômetro clínico com mercúrio no quatro de seu filho e estava preocupada com a possibilidade de intoxicação. O assunto já havia sido discutido em Me ajuda! Caiu mercúrio no chão da minha casa!

2 – A postagem com maior número de acessos (120 mil em 23/05/2017): Mito ou verdade? Consumo dos carregadores de celulares.

3 – Uma postagem que aparece no topo da pesquisa com 110 127 220 na pesquisa do Google (51 mil acessos em 23/05/2017) com Dúvidas sobre 110 V, 127 V e 220 V.

4 – A inusitada e bizarra pergunta Quando um raio cai e atinge uma pessoa ou animal as cinzas das mesmas permanecem em pé?

5 – A postagem com o relato das tentativas frustradas de contruir uma “máquina maravilhosa” que funcionaria exclusivamente com superímãs de terras raras: Depois de muitos meses de tentativa, um construtor de um “maravilhoso” motor magnético comunica que …

6 – Sobre a “maravilhosa máquina gravitacional” gaúcha, fazendo jus ao Hino Riograndense que alardeia com grande modéstia “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a Terra”, que nunca funcionou: Uma máquina “gravitacional maravilhosa” que produz energia a partir de coisa alguma!

7 – Postagem relacionadas com filmes de ficção científica: Corpos humanos não deveriam explodir no espaço interplanetário quando há descompressão?

8 – A posssibilidade de  Caminhar sobre o braseiro!

9 –  Sobre o grande delírio fundamentalista religioso da Terra Plana:

Refutando a Terra Plana

Satélites de telecomunicações não existem, afirmou um aloprado terra-chato!

AS ATUAIS TECNOLOGIAS DE TELECOMUNICAÇÕES EVIDENCIAM A ESFERICIDADE DA TERRA

A divergência da luz crepuscular prova que o Sol da Terra Plana está logo ali! Será mesmo?

Duas terraplanistas demonstram em um vídeo que a Terra NÃO é plana!

Aprendendo a partir da discussão sobre a forma da Terra

Antártica na Terra Plana: muralha de gelo e domo?

10 – Sobre as trocas de mensagem com um perito criminal a propósito do Dimensionamento de um tanque balístico para coleta de projéteis.

11 – Sobre o tema  mais recorrente no CREF – a intensidade da força de impacto –  contextualizado no acidente envolvendo o corredor Felipe Massa:  Força de impacto da mola que atingiu Felipe Massa!

12 – Sobre o salto recorde do Felix Baumgartner da estratosfera: Dúvida sobre o salto do Felix Baumgartner

sombras_coloridas

13 – A imagem acima, utilizada na chamada para o programa, faz parte da postagem Como fazer as sombras coloridas?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 805.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *