X

Nuvem iridiscente

Olá professor Fernando Lang no dia 31 de janeiro de 2018 o site Uol publicou uma matéria sobre a cidade de Ribeirão Claro onde um cidadão fez um vídeo de uma nuvem colorida, na matéria se fala em um fenômeno chamado irisação (nuvem-colorida-intriga-turistas-no-norte-do-parana) poderia explicar sobre esse fenômeno é como ele pode ocorrer em nuvens?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O fenômeno da irisação  ou iridiscência (aparecimento das cores em objetos iluminados com luz branca) é muito conhecido nos arco-íris e halos, bem como nas bolhas de sabão e filmes finos de óleo sobre a água. A causa da irisação em cada um desses fenômenos é diferente. Sobre arco-íris e halos vide: Por que o arco-íris não é uma circunferência?Arco-íris ao meio-dia no chafariz do Parque da Redenção no solstício de inverno e Arco-íris e halos: Diferenças e semelhanças?

A irisação de nuvens não é um fenômeno raro, embora menos conhecido. Ele acontece quando uma cortina de pequenas gotas de água ou pequenos cristais de gelo produzem a difração da luz solar. A cortina de pequenos corpos difratores deve ser fina o suficiente para que um raio luminoso seja espalhado por um único desses fragmentos de água ou gelo. Por isso o efeito é visto em nuvens semi transparentes ou em bordas de nuvens mais espessas a exemplo da bela foto da Wikipedia ou do vídeo que motivou esta pergunta.

A irisação por difração também pode ser observada  em tecidos de guarda-chuvas. O observador que segura o guarda-chuva (de preferência preto), apontando-o para o Sol com o céu limpo, observará na luz que passa na fina malha do tecido, o aparecimento das cores do arco-íris.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *