X

Nitrogênio líquido na piscina

Professor Fernando Lang da Silveira, vc pode me explicar o que houve nesse video?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=w2mj-Sq2oeo

Quero dizer: pq a agua nao se congelou? O que seria essa fumaça densa sobre a água? Desde já, obrigado! Douglas

nitrog_pisicina2

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Ao jogar o nitrogênio liquido sobre a água da piscina ele se espalha por uma grande superfície da água, absorvendo calor da água e do ar e vaporizando (ebulindo) rapidamente. O nitrogênio não congela a pisicina pois a quantidade de energia para congelá-la, mesmo que em fina camada superficial, é enorme comparada com a energia que pode ser absorvida enquanto o nitrogênio vaporiza.

nitrog_pisicina2

E a “fumaça”? A “fumaça” é a condensação do vapor d’água presente na atmosfera por contato do nitrogênio vaporizado, mas ainda em baixa temperatura. Vemos o mesmo efeito por exemplo com “gelo seco” ou até, em menor escala, com uma bandeja de gelo retirada do freezer. Ali no ambiente em torno da piscina o ar está saturado de vapor por causa da presença de água líquida por perto e se condensa em presença do resfriamento causado pelo nitrogênio.

Portanto a “fumaça” é uma NUVEM de água (pequeníssimas partículas de água líquida na atmosfera), melhor seria neste caso chamar de NEBLINA ou CERRAÇÃO. Vide Nuvens não são massas de vapor?

Vale aqui alguns comentários adicionais: 1 -Quando em sala de aula derramamos nitrogênio líguido sobre o assoalho (e isto eu fiz já inumeras vezes em presença de meus alunos com o nitrogênio líquido que havia sobrado no final dos experimentos), aparece a neblina. 2 – Neblina e nuvens NÃO são constituídas por vapor d’água mas por pequeníssimas partículas água líquida ou até sólida no ar.

Um efeito interessante onde também aparece neblina e até neve pode ser encontrado em Fabricando neve no Youtube!?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2164.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *