X

Motor otto e motor diesel: qual é a diferença?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O MOTOR DO TIPO OTTO E O MOTOR DO TIPO DIESEL?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

No motor tipo otto é aspirado para dentro do cilindro a mistura de ar e combustível. Essa mistura é então comprimida adiabaticamente e depois uma centelha elétrica produzida pela vela de ignição desencadeia a queima da mistura.

Em um motor Otto usual a taxa de compressão pode chegar a 10 para gasolina pois acima deste valor o aquecimento da mistura antes do final da compressão deflagraria a indesejável autoignição. A pressão de fato se eleva por mais do que 10 vezes durante a compressão, atingindo valores que excedem em 20 vezes a pressão no início do tempo de compressão (pressão inicial ~1 atm). Concomitantemente a temperatura também se eleva mas a queima somente se inicia com o centelhamento na vela de ignição.

O motor diesel aspira apenas ar que é então comprimido em taxas superiores a 16 por 1 (superando em algumas máquinas 20 por 1).No final da compressão a pressão é superior a 60 vezes a pressão inicial e a temperatura  também é muito mais alta que no final da compressão de uma máquina de Otto. A injeção do combustível  pela bomba injetora para dentro deste gás altamente aquecido é seguida de autoignição e expansão dos gases. Motores tipo Diesel não necessariamente funcionam com óleo diesel podendo utilizar outros combustíveis.

Portanto, dentre as muitas diferenças possíveis de ser identificadas na comparação das duas máquinas, pode-se destacar como essenciais o fato de que os motores diesel aspiram somente ar para dentro do cilindro, enquanto os motores otto aspiram uma mistura de ar e combustível, e operam com taxa de compressão muito maior do que  os motores otto. Nos motores diesel o combustível é introduzido no cilindro após a compressão.

Maiores informações poderás obter em Máquinas térmicas à combustão interna de Otto e de Diesel , disponível no ResearchGate.

No endereço abaixo poderás ver uma animação de um motor Otto: http://cref.if.ufrgs.br/~leila/motor4t.htm

Outras perguntas relacionadas ao tema dos motores são as seguintes:

Consumo de um carro 2,0 L pode ser menor do que de um carro 1,0 L?

Potência e torque do motores de acordo com o curso dos cilindros

Cilindrada, rotação, taxa de compressão e potência do motor

Qual carro é mais potente, 1.8 ou 2.0?

O torque máximo sempre ocorre em uma frequência de rotação mais baixa do que a da potência máxima em um motor?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 43011.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *